ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 30 de abril de 2013

A CRISE, O DESEMPREGO, O PONTO E A VÍRGULA!

Acabou o folclore do Congresso do PS que transmitiu aos quatro ventos uma promessa de melhoria profunda se os socialistas forem governo. Seguro promete, mesmo, milhares de milhões de euros que vai buscar aqui e ali que, infelizmente, são lugares onde não pode meter a mão. Assim sendo, pode até ter descoberto uma mina de ouro puro que, se não for sua, de nada lhe servirá! E não irá servir, certamente, porque a “mina” não existe.
É feio tentar ganhar o apoio de um povo que passa dificuldades, ávido de um pouco de conforto na sua vida, prometendo coisas que não pode fazer.
Há muito tempo, vários anos até, que tenho a convicção, que fundo na realidade que observo, de que não estamos a viver mais uma crise, mas sim o final de um modelo económico já rapado até ao tutano e do qual resultam situações caricatas que o bom senso nos diz não poderem durar o tempo todo.
Parecemos uns tolos agarrados a ideias de abundância infinita que não existe, procurando soluções que ninguém encontra aqui ou em outro lado qualquer porque a verdade é que a crise parece fortalecer-se a cada remédio que lhe dão para que se fine!
Como se poderá defender uma “economia” em que ao direito constitucional de cada cidadão ter direito a uma habitação digna para si e para a sua família corresponde uma situação de tanta gente sem casa ou a viver em condições demasiadamente precárias, quando há centenas de milhares de habitações desocupadas?
Como defender uma política de direito ao trabalho numa economia que parece apenas gerar desemprego?
A propósito, cito uma notícia de hoje que diz “em Março havia 19,211 milhões de desempregados nos países do euro e 26,521 milhões em toda a União Europeia”, situação que tem tendência a agravar-se.
Como pode esperar Portugal por ajudas que outros já não podem dar? Penso que apenas nos restará fazer o que ninguém fará por nós: um grande esforço para podermos viver um pouco melhor!
É evidente que, por todo o mundo, está de resto a abundância que, mesmo enquanto pareceu durar, apenas beneficiou alguns, deixando de fora extensas regiões do mundo, cada vez mais tornando necessária a solidariedade sem a qual a Humanidade terá dificuldade em sobreviver.

Aproveito para uma observação que a notícia que li me sugere. O jornal, português, que a veicula escreveu como sendo 19.211 milhões e 26.521 milhões os números de desempregados na União Europeia. É óbvio que corrigi para a escrita correcta em português, com “vírgulas” em vez de “pontos” porque senão seriam os desempregados da Europa mais do que toda a população mundial!
Os “finórios” que andam por aí a dizer “três ponto quatro”, nos jornais, na televisão e na rádio, em vez do correcto "três vírgula quatro" para parecerem muito cultos, não passam de uns iletrados que deveriam regressar à escola para aprender coisas básicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário