ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

AS UNIVERSIDADES DE VERÃO


“Universidade” tem tudo a ver com uma realidade, o seu ambiente e com as razões que a motivam. Por isso, qualquer “universidade” tem a personalidade do ambiente do qual emerge, traduz as suas preocupações e vai ao encontro dos seus interesses.
Analisando uma “universidade”, ficaremos com uma ideia clara sobre a “sociedade” da qual faz parte.
Por isso me dei ao cuidado de ouvir o que se publica sobre as “universidades de verão” do PSD e do PS pois, como cidadão consciente que não pode alhear-se do que pode influenciar a sua vida e a dos seus, precisa de estar atento aos sinais que lhe indiquem como uns ou outros o podem fazer.
Do que vi, pareceu-me que na “universidade” do PSD o propósito fundamental é revelar pensamentos diversos sobre como olhar a vida actual e abordar os problemas que a condicionam, uma reflexão urgente sobre questões e circunstâncias que vão para além dos interesses e dos conflitos partidários. Já a do PS me pareceu ter como propósito dominante as críticas ao Governo que, pelo que me dei conta também, se baseiam nas propostas socialistas que não terá acatado.
Esperaria eu que, na sua “universidade de verão”, o PS pudesse esclarecer as razões de ser de tais propostas que sempre me pareceram mais demagógicas e mais manipuladoras do que racionais porque nunca tiveram como fundamento uma realidade autêntica, as reais capacidades do país, a situação difícil que atravessa, mas sim as atitudes cativantes de quem lhe pode devolver o poder que a sua incompetência lhe tirou.
Não quero tomar partido ou fazer juízos de valor excessivos. Tampouco me vou render a simpatias ou antipatias apenas pelo que constatei. Mas que tirei conclusões que reforçam as minhas dúvidas sobre a capacidade do PS para governar o país, tirei! Mais do que isso, reforcei a certeza de uma incapacidade gritante para entender uma realidade que está distante da utopia de uma vida feliz sem esforço!

Sem comentários:

Enviar um comentário