(jornal de gaveta) Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.
ACORDO ORTOGRÁFICO
domingo, 31 de outubro de 2021
DE QUE RESULTA A TEMPERATURA MÉDIA NA ATMOSFERA TERRESTRE?
A Terra recebe directamente do Sol radiação que, entre outros, contém raios caloríficos, uma parte dos quais é absorvida pelo solo e pelos oceanos, sendo outra reflectida e reenviada para o exterior, através da atmosfera na qual alguma ficará retida.
Sem a ocorrência de fenómenos que alterem a situação quer no solo e oceanos quer na atmosfera, estabelecer-se-á uma situação de equilíbrio em que as alterações no tempo são muito reduzidas.
Houve, ao longo do tempo, fenómenos naturais que, pela sua intensidade e natureza, afectaram profunda e pontualmente o clima terrestre, mas ao longo da maioria do tempo as transições são lentas.
Mas para além dos fenómenos naturais, a actividade humana, pelos resíduos que produz provoca alterações no Ambiente que alteram aquele equilíbrio.
O acréscimo constante das áreas urbanas, a desflorestação cada vez mais intensa, os resíduos acumulados na superfície de extensas áreas dos oceanos, a redução drástica das áreas de glaciares, a queima do carbono acumulado em milhões de anos, são os principais factores que alteram a capacidade de reflexão do solo e dos oceanos e dificulta a saída das raios reflectidos para o Espaço porque a atmosfera, mercê da acumulação de gases como CO2, metano e outros produzidos pela actividade humana, produz um “Efeito de Estufa” que vai aumentando a temperatura média sobretudo na troposfera, a zona baixa da atmosfera onde se acumula cerca de 75% da massa atmosférica total.
Os efeitos do aquecimento global que, por estas razões é muito acelerado, tem consequências sensíveis nos seres vivos por alteração do ambiente adequado às suas características.
Não serão apenas os corais dos quais a comunicação social tanto fala, a ressentir-se das temperaturas mais elevadas mas também o serão os seres humanos, podendo desaparecer as condições ambientais que suportam a sua vida.
Destas é melhor não falar para não ferir as susceptibilidades dos que creem viver melhor com os danos que a todos provocam.
Mas são eles quem paga os salários…
Sei que mais uma vez falo para o boneco porque dá mais jeito acreditar nos trampolineiros que, tal como os prostitutos de outrora, estão disponíveis para vender a alma ao diabo, explorando a ignorância e a subserviência dos que já se habituaram a ser enganados, além de ser muito difícil abandonar a vida airada a que nos habituámos e, como tantos dizem, o Homem sempre resolveu, no passado, os problemas que o confrontaram.
De facto, resolveram grandes problemas com disparates ainda maiores. É a única conclusão inteligente a que podemos chegar.
Quem me dera que o burro fosse eu.