ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A CANABIS E AS URTIGAS!



A quem, como comigo aconteceu, teve de conviver com a Ciência e, por isso, dela conhece as exigências, os métodos e os propósitos, não pode deixar de fazer confusão a insistência da liberalização da canábis, invocando efeitos terapêuticos que parecem longe de serem aqueles que se apregoam.
Nas pesquisas que fiz não encontrei razões determinantes das virtudes que lhe atribuem, sendo a mais antiga a de um Imperador chinês que a menciona, há cerca de 5000 anos, na sua lista de plantas terapêuticas.
Não havia então laboratórios como os que agora permitem selecionar e dosear os medicamentos, em vez da cultura livre que se deseja autorizar para produzir canábis para fumar.
Em qualquer tratamento, a dosagem do princípio activo deve ser correcta e bem definida, o que não acontece nas plantas onde a concentração varia muito.
Diversos estudos mostraram a ineficácia da canábis no tratamento dos males em que se diz eficaz e não mais do que alguns efeitos de curtos prazo serão de esperar com o seu uso.
A liberalização da droga como combate à própria droga, como há quem defenda, é assunto em que me não meto porque não sei o bastante para o fazer, não muito mais do que “o fruto proibido é o mais desejado”, para além da desvalorização do que hoje faz milionários em cartéis que dominam vastas áreas no mundo.
Mas liberalizar uma droga, a ponto de quem quiser a poder produzir, invocando razões médicas que estão longe de estarem claramente provadas, é outra questão que, certamente, poderá originar sérios equívocos.
Tudo isto me faz lembrar um ditado que, quase por certo, a maioria desconhece “dói-te a barriga? Esfrega com uma urtiga!”.
Só quem não conheça os efeitos da urtiga sobre a pele, não saberá que, perante eles, a dor de barriga é um mal menor!

Sem comentários:

Enviar um comentário