ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

TODO BURRO COME PALHA…



(notem em que condições se dão aulas na Escola Superior de Dança, para o que o Estado cobra propinas!)

É extensa a lista dos bens e serviços cujos preços me dizem foram aumentados a partir de 1 de Janeiro de 2018. O pão, o leite, o azeite, os ovos, a electricidade, a água, os transportes, os combustíveis e tantas outras coisas que fazem demasiadamente extenso o rol do que vou ter de pagar mais caro em troca de uma redução pífia nos impostos directos e dos aumentos bem sensíveis nos impostos indirectos que terei de pagar também com o aumento ridículo que me dizem que vou ter na pensão a que, por mais que quatro dezenas de anos de trabalho e de descontos, tenho direito.
Também, a cada dia que passa oiço falar das carências que, cada vez maiores, se vão fazendo notar na educação, na saúde, na segurança e em outros domínios nos quais ao Estado compete satisfazer as necessidades e prevenir a segurança dos cidadãos que o sustentam.
Não são poucos, também, os casos de abusos que me dizem que são cometidos envolvendo dinheiros públicos, dentre os quais me chamou particularmente a atenção aquela tentativa gorada de dar mais dinheiros aos partidos políticos, de um modo que passasse desapercebido ao pagante a quem querem fazer crer ser um sucesso a governação que baixa o défice e a dívida sem criar riqueza!
Obviamente que não esperava milagres e, por isso, sabia que a austeridade que, inevitavelmente, se segue a uma estroinice, não podia, num passe de mágica, transformar-se na abastança na qual me querem fazer crer que já vivemos.
É mentira, porque estamos a acumular nova factura que não sei se não será maior do que aquela que nem sequer acabámos de pagar.
Mas, com excepção dos que, a cada dia, se manifestam e demonstram as carências reais que, em tantas coisas, se verificam, todos os demais parecem felizes com esta nova vida que parece ter-se tornado um modelo na Europa que, cinicamente, faz de Portugal um exemplo quando as médias do seu conforto, dos seus rendimentos, da sua qualidade de vida e outros mais, estão ainda muito abaixo das europeias, apesar de tantos países com condições de vida bem piores do que as nossas.
E lembro-me daquele dito “todo o burro come palha, a questão é saber dar-lha”.
E que jeito têm certas pessoas para distribuir palha pútrida como se fosse erva fresquinha. 

Sem comentários:

Enviar um comentário