ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 12 de maio de 2018

POR OUTRAS PRIORIDADES, A NASA TERMINA O SEU PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS


Depois de Trump ter desligado os Estados unidos do acordo de Paris e após a nomeação de um novo director da Nasa, um republicano céptico das alterações climáticas, aquele importantíssimo Departamento americano termina o seu programa de investigação neste domínio das Ciências do Ambiente.
Com esta decisão será interrompida a análise das variações que vão ocorrendo, bem como deixa de existir o controlo que permite avaliar a eficácia das medidas para reduzir a concentração de gases de estufa na Atmosfera, o que me parece uma imprudência indesculpável quando se trata de fenómenos que põe em risco a própria Humanidade.
Perante os riscos a que a Humanidade está exposta, não vejo que prioridades sejam as que levam o novo director da NASA a desviar recursos que deixam sem meios um programa de controlo da maior importância.
Ninguém ainda esqueceu, decerto, a razão pela qual Trump não credita no aquecimento global que diz não passar de uma manobra de diversão da China para prejudicar a economia americana.
Também não haverá alguém tão distraído que não dê conta das profundas e cada vez mais acentuadas alterações do clima que vão criando problemas sucessivamente mais difíceis de superar, alguns porventura já com consequências irreversíveis.
Deste modo, não só o país mais poluente do mundo passa a poluir ainda mais com a utilização reforçada de carvão e outros combustíveis fósseis, como deixa de contribuir para o controlo das condições ambientais relacionadas com o clima.
O que se passará na cabeça de quem toma tão irracionais decisões e que povo é este que consente que a irracionalidade cresça a olhos vistos nas atitudes de um presidente que o não protege nem dignifica?

Sem comentários:

Enviar um comentário