ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

AS CONTAS DE CENTENO


Sempre fui avesso ao mecanicismo.
Prefiro a criatividade que torne a realidade melhor.
Por isso me desagrada fazer contas a granel, sobretudo estas que Centeno tem de fazer com milhões a passar de um lado para o outro, na tentativa de agradar a uns e outros que apoiam o Governo na AR e lhe fazem a cabeça em água para cumprir os princípios com que estamos comprometidos na Europa em que decidimos participar.
Por isso, Centeno faz, refaz e volta a fazer as contas do orçamento e ninguém poderá garantir que não volte a ter de faze-las.
É assim mesmo quando procuramos entender-nos na confusão que é esta economia portuguesa que, pelo caminho que levou, depende muito mais de outras do que de si própria e, além disso, está seriamente condicionada por hábitos de consumo em que domina o de bens supérfluos como a necessidade do crescimento constante exige. Como se o crescimento contínuo e interminável fosse característica de algo material que exista!
Como acreditar num crescimento económico seguro que depende de tanta coisa que um pobre ministro não domina e, sobretudo, se a tendência por todo o lado é que a actividade económica decresça e as esperançosas economias emergentes, afinal, submergem?
Para fazer crescer a nossa economia, a quem vamos vender o que produzirmos? À pobreza do mundo “subdesenvolvido” ou aos outros que, tal como nós, também se esforçam por evitar que as suas economias decresçam? 
Como poderão ser garantidos certos direitos que a Constituição consagra se dependem de circunstâncias que ela não domina?
Como sustentar certas conquistas da “revolução” se o voluntarismo que as ditou lhes não garante os meios que as consolidem?
Como impor a outros a nossa vontade soberana que disparates sucessivos fazem minguar, sobretudo aos que não queiram suportar mais os nossos devaneios gastadores?
São, por isso, muitas as questões a considerar, as circunstâncias a ter em conta como a excessiva dívida que deixámos acumular, as condições de mercado, sobretudo as taxas crescentes dos juros que pretendem cobrar e, em consequência, os riscos que resultam de tantas dúvidas e incertezas.
É por tudo isto que, a um orçamento político como que feito com cartas de tarô, preferiria um plano de reconhecimento e aproveitamento dos recursos naturais de que dispomos para, deste modo que exige trabalho em vez das exigências que os supostos direitos ditam, melhorarmos as nossas condições de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário