ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

UM CONFRONTO DECISIVO PARA A SEGURANÇA DE TODOS



Há, entre o FBI e a APLE, uma guerra sobre a segurança da informação que os utilizadores guardam nos seus iPhones. Uma guerra que já criou simpatizantes de qualquer das partes, ficando para se saber quem ganhará, se o FBI se a APLE, estando as palmas reservadas para o vencedor, como se de um confronto simples se tratasse.
A questão nasce da necessidade de conhecer os “segredos” de um assassino que, julga-se que por conta do estado islâmico, causou a morte a mais de uma dezena de inocentes num atentado que fez e, com isso, obter informação que possa prevenir outras acções criminosas do mesmo tipo.
O candidato republicano à eleições presidenciais Donald Trump propõe, em nome da segurança na sociedade, que os americanos boicotem a Aple se esta não permitir desencriptar a informação que o FBI julga necessária. E os seus numerosos apoiantes dão-lhe razão.
Também Bill Gates, em entrevista ao “Financial Times” crê ser a segurança da sociedade mais importante do que aquela que dá lucro a este tipo de empresas tecnológicas, sugerindo que a Aple deve cumprir a demanda judicial e desbloquear o iPhone usado pelo autor do tiroteio em San Bernardino, na Califórnia, em 2015, que deixou 14 pessoas mortas.
Mas é muito mais sério do que isto o que está em confronto nesta questão em que aquelas entidades não passam de ser os rostos de quem luta pela segurança da sociedade e os que, por razões que economicamente lhes interessam e não de ética como pretende crer que sejam, desejam manter intacta a confiança dos utilizadores, nem que seja por más razões como o são os planos de atentados que possam esconder.
Para já, será urgente resolver a questão do crime de S Bernardino para evitar que outros idênticos ou piores aconteçam. Depois haverá que estudar bem como, sem prejuízo excessivo dos direitos pessoais, se defenderão os interesses de toda a sociedade.
Nesta questão só posso estar de acordo com Gates, com Trump e, certamente, com a maioria do povo americano.
Uma coisa o bom senso nos dirá, a segurança global que tanta coisa agora faz perigar é bem mais importante do que os segredos privados que a tecnologia permita esconder.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário