ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 11 de fevereiro de 2018

AJUSTAR OU NÃO A HORA?


No Parlamento Europeu, coloca-se a questão de acabar com a mudança da mudança da hora, o que os eurodeputados das Comissões Parlamentares dos Assuntos Jurídicos, dos Transportes e Turismo defendem perante o que dizem ser as provas científicas de que tem mais efeitos negativos do que vantagens, pois provoca stress e prejudica a vida dos cidadãos.
A situação que conheço mais parecida com a não mudança da hora é a da decisão, tomada durante o Governo de Cavaco Silva, de Portugal ter a mesma hora da Europa Central.
Recordo-me de uma viagem que, então, fiz até à Suécia onde, ao aterrar por volta das 15 horas, reparei que o Sol se punha!
Em Portugal, bem de madrugada, acordavam-se as crianças que iam, ainda estremunhadas, para a escola! Era estranho e duvido de que alguém tenha gostado da ideia ou que alguns benefícios ela tenha trazido, decerto a razão por que durou tão puco tempo.
Para alguns nem seria agradável ter de ir para a cama antes de o Sol se por...
Vejamos, agora, as tais consequências negativas que os eurodeputados invocam como mais negativas do que positivas, podem significar.
Todas as alterações têm, naturalmente, consequências e, neste caso, diz-se que positivas e negativas, o que, mais ou menos, equilibra as coisas.
Mas se duas mudanças por ano que não vão além de uma hora cada uma, ainda por cima ao Domingo, quando a leve alteração é fácil de atenuar, suscitam tantas preocupações nos ditos eurodeputados, pelas perturbações de hábitos e de sono que causa nas pessoas, sobretudo nas crianças mais pequenas e nos idosos, que dizer dos milhões que constantemente viajam daqui para ali, “saltando” fusos horários, por vezes numerosos?
A primeira vez que viajei para o Oriente, achei estranho que, pouco depois de ter almoçado no avião, chegado a terra fosse já hora de jantar! No regresso aconteceu o contrário.
Como propõem os ilustres deputados resolver esta questão porque se uma hora causa tão graves efeitos, que dizer quando o ajustamento é de várias horas? Será fácil. Acabam-se as viagens de avião de longo curso pelos danos que podem causar.
Ah, pois, as vacas não viajam e as galinhas não adiantam nem atrasam a hora de por o ovo se voarem …
Finalmente, não me recordo de qualquer perturbação que a mudança da hora me tenha causado em criança, nem me sinto perturbado com as mudanças que agora, depois de idoso, me possam afectar.
Parece que ensinar o valor dos números aos senhores eurodeputados seria uma boa ideia. Faria parte da formação que os políticos, de um modo geral, necessitam porque, para além das finanças e do assalto ao poder, parece pouco mais saberem!
Depois...não terão mais que fazer?


Sem comentários:

Enviar um comentário