ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

NESTE PAÍS DE PLÁGIOS…



Ao que creio, ainda não está fechado o processo dos numerosos plágios de que acusam o Toni Carreira e já outro acontece, este no chamado festival da Eurovisão, com uma canção que, conforme a audição do que dizem ser o seu original, é uma autêntica réplica deste.
Que as combinações musicais não são infinitas… blá, blá blá, estas coisas podem acontecer.
Evidentemente que podem e até poderá ser o caso da canção de Diogo Piçarra que não é difícil de reparar ser igual a um já velho cântico da IURD, de 1979, mas, mesmo assim, está a ser acusado de plágio que diz não se tratar de mais do que uma “coincidência irónica e cómica”, pelo que vai continuar a defendê-la, confiante no apoio dos que admiram o seu trabalho.
Diz-se, pois, de consciência tranquila o autor e intérprete de uma das canções vencedoras numa das eliminatórias para encontrar outro Salvador.
Lembro-me de, há muitos anos, eu ter tido a veleidade de fazer uma canção que seria cantada numa daquelas festas de Verão que a rapaziada fazia quando se encontrava nas férias. E comecei a trauteá-la para que o meu amigo Quim a tocasse no seu acordéon, já que eu, de música, mal conheço o dó-ré-mi.
Quanto admirado fiquei porque, logo depois da primeira frase musical ele continuou, sozinho, o meu original, explicando-me que nada mais fizera do que dar continuação a uma ideia vulgar, como acontece no linguajar pouco elaborado que a maioria utiliza.
Pois eu creio que terá sido isto que aconteceu ao Diogo a quem ocorreu uma ideia igual à do tal “pastor” da IURD e ambos a continuaram do mesmo modo simplório, como convém aos cânticos que devem ser facilmente assimilados para serem cantados em assembleias, sem grandes desvios nem desafinações.
E eu pergunto-me se, mesmo assim, se trata ou não de um plágio. Penso que não porque, naturalmente, não posso plagiar o que não conheço.
Mas quanto à questão de autoria… já me parece que o autor será o que a descobriu primeiro.
Então como vai Diogo continuar a defender uma canção casualmente duplicada?
Enfim, seja como for, o sucedido não abona muito a qualidade das canções apresentadas, das quais a agora acusada de ser plágio foi uma das mais apreciadas!
Há belíssimas canções de autores portugueses que, pelos vistos, pouco ou nada se interessam por estes festivais.

Sem comentários:

Enviar um comentário