ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

OS PREDADORES



Ontem vi um filme cujo tema é o assalto à Terra por um tipo de extra-terrestres que andam pelo espaço, de planeta em planeta, em depredações sucessivas.
Exaurido um planeta passam ao seguinte já previamente escolhido em função das suas condições de vida e dos recursos que possui.
É, na realidade, uma situação assustadora, mas não tanto pela hipótese de poder acontecer como a história do filme ficciona mas pela de estar a acontecer sem que predadores externos nisso intervenham.
Por que razão não hei-de falar assim se é o que se passa quando, porque gastamos mais do que o que é possível produzir em continuidade, o excesso consumista em que caímos já utiliza em pouco mais de sete meses o que a Natureza pode repor num ano inteiro?!
Isto significa que já exercemos sobre a nossa Terra uma pressão muito superior à que ela pode suportar, continuando a aumentá-la como o necessitam os políticos para manter o seu poder.
É o resultado do crescimento económico contínuo que um mundo finito e regido por regras naturais não pode suportar para sempre.
Mas esta terrível questão que parece poder ser avaliada de um modo linear, é bem mais complexa pelas consequências da actividade económica crescente sobre o Ambiente, como a aceleração das alterações climáticas e outras que reduzirão cada vez mais a capacidade de produção da Terra, a tal situação à qual, segundo hoje li, Catarina Martins, do BE, diz termos de nos adaptar!
Mais do que isso, os efeitos sobre os seres vivos antevêem-se terríveis, quantitativamente e qualitativamente, até que, ultrapassadas as exigências mínimas para existência de vida, esta vá desaparecendo nas suas diversas formas.
E os grandes problemas do mundo são os que os políticos discutem em encontros e mais encontros que fazem, com preocupações económicas que superam e, muitas vezes, até fazem esquecer as que deviam ter com o futuro da Humanidade que a Ciência já considera comprometido?
A extinção da Humanidade será inevitável a prazo. Para que acelerá-la enquanto nos vamos equivocando com teorias ou atitudes insustentáveis?
Será motivo de grande regozijo a aparência de reconciliação das duas Coreias nos últimos Jogos Olímpicos de Inverno quando o mais natural é ter sido mais uma jogada do “grande Kim” para alcançar os seus objectivos de sustentação de um poder supremo que, tal como a capacidade de suporte da Terra, também não eternamente suportável?
Não sei se é assim ou não, ainda que me pareça que seja, mas prepararmo-nos para suportar as consequências dos erros que fazemos em vez de os evitarmos, não me parece ser uma proposta que a inteligência aprove. 
E tudo isto acontece apesar dos milhares de milhões que sofrem de fome neste mundo de predadores.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário