ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

O ASSÉDIO



Toda a vida ouvi dizer, desculpem-me o excesso, que “subir na horizontal” era o modo mais fácil de alcançar o sucesso, de fazer carreira, mesmo sem os talentos que a arte requer, mas com outros que melhor satisfazem certos desejos de quem a pode facilitar.
Seria assim e, muitas vezes ou em certas profissões, paga-se a ambição com a satisfação das taras de outros.
Infelizmente é assim. Tudo tem um preço, afinal.
Poucas vezes as coisas se passam como a naturalidade o faria supor, mas do modo como, à boca pequena, se dizia e se diz que alguns sucessos foram alcançados.
Tornou-se natural ser assim e, por isso, poucos mais comentários merecem os sucessos dos que para eles não contribuíram com o mérito mais adequado.
As coisas eram assim e… pronto! Era pegar ou largar.
Era uma situação vulgar, um assunto encerrado, até que alguém a quem a fama já permitia devaneios, se lembrou, e vá-se lá saber por que, que era altura de fazer saber dos assédios, há tanto passados, dos que podiam abrir as portas do sucesso.
E não tardou muito para que a denúncia se tornasse moda.
Depois, as denúncias foram à desfilada, como se ninguém quisesse ficar atrás neste corrupio que, de algum modo, trás fama também.
A lista de quem foi assediado cresceu a cada dia que passava e a dos assediantes também.
E os assédios sexuais, fossem as circunstâncias quais fossem, tornaram-se notícias constantes.
Mas o que nunca esperei foi ler um título bem destacado, a dizer que “António Lobo Antunes revela ter sido assediado por professor de Religião e Moral”, como se tal tivesse alguma importância na vida de um tão excelente escritor!
E quase me senti defraudado nesta corrida de famosos porque nunca fui assediado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário