ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 19 de maio de 2012

CIMEIRA RIO+20, UM ESCÁRNIO OU UMA BRINCADEIRA DE MAU GOSTO?



Tal como esta estúpida vida que vivemos, também os comentários que sobre a situação se façam são repetitivamente idiotas! Há já vários dias em que as únicas novidades são pegar em pequenas coisas que alguém possa dizer, separá-las do contexto em que foram ditas e fazer disso um “bicho de sete cabeças”. E, com isso, se perdem horas preciosas numa Assembleia da República que todos pagamos e cujos custos não são pequenos. Funciona assim aquela Assembleia da República à qual competiria controlar o governo em continuidade, impedindo-o de seguir por maus caminhos mas que, em vez disso, apenas reage quando o caldo já está entornado!
Por sua vez, os “inteligentes” comentadores já não conseguem ir para além de lugares comuns que esbarram nas cada vez mais estreitas fronteiras dos domínios da análise em que se inserem, perdendo de vista o todo do qual fazem parte. Entre não ver mais do que a pedra que lhes barra o caminho e “ver mosquitos na outra banda”, de tudo nos damos conta, exceto daquilo que mais sentido faria.
A limitada capacidade da mente humana fez da análise que divide a realidade em pedaços menores o seu refúgio, direi que vários refúgios onde os “especialistas” criam os seus próprios mundos com uma “realidade” que não consegue ser maior do que a estreiteza das suas próprias vistas consente. Por isso o mundo se confronta com demasiadas realidades que pouco ou nada tem a ver com a realidade do mundo!
Esquecem-se os “especialistas” da síntese que poderia conciliar as várias ideias ou formas de ver, como forma de sair deste diálogo de surdos em que as discussões infrutíferas se tornaram.
Por exemplo, vai acontecer um Junho próximo a Cimeira Rio+20 porque 20 anos depois da que, pela sua dimensão e importância ficou conhecida pela Cimeira da Terra e onde uma Carta da Terra enumerou os problemas graves que a Humanidade enfrentava em consequência do “crescimento” insustentável que promovia, a situação do nosso Planeta piorou!
Apesar de tudo o que, na sequência daquela Cimeira se disse e acordou (mas não se fez), o Fundo Mundial da Natureza (WWF), no seu recentíssimo relatório “Planeta Vivo 2012”, conclui que o mundo está gravemente enfermo e que serão muito sérias as consequências se a Humanidade não inflectir rapidamente o caminho perigoso que percorre.
Cerca de um terço da Biodiversidade foi perdido nas últimas décadas, o que diz bem da situação perigosa que vivemos, ao mesmo tempo que são mais intensos os fenómenos de desertificação e de alterações climáticas, no que a exploração excessiva dos recursos naturais que o crescimento económico continuado exige é corresponsável.
E quando, para tentar ultrapassar uma crise que parece que quase ninguém ainda compreendeu, o crescimento económico continua a ser a única solução apontada e discutida, há responsáveis cientistas que propõem uma unidade de medida do “bem estar” que considere, também, a protecção do Ambiente e dos Recursos Naturais no desenvolvimento dos países, substituindo o tradicional PIB que, perante a realidade deste Planeta que tão mal tratamos, não é, de todo, a medida apropriada. Assim o mostra a Ciência! Isso ignoram os economistas.
Nas circunstâncias em que vivemos, com as ideias que os “responsáveis” revelam, que sentido fará a Cimeira Rio+20? Serão vozes a pregar no deserto ou uma grandiosa manifestação de cinismo, ainda maior do que outras que, no passado, tiveram lugar?

Sem comentários:

Enviar um comentário