ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 20 de maio de 2012

OS PASTEIS DE NATA…

O Ministro da Economia falou neles e foi motivo de chacota. Dinamizar a economia com pasteis de nata? Que ideia mais maluca… Num ápice, o Álvaro passou de incompetente a idiota sem capacidade para fazer parte do governo e muito menos para recuperar a economia nacional.
O Primeiro Ministro falou do desemprego como podendo ser uma oportunidade para iniciativas próprias e foi muito criticado. Diria, mesmo, que foi achincalhado. Mas num cenário de forte desemprego que, desde há anos, o desgoverno vem engrandecendo, as iniciativas sucedem-se e felizmente que é assim. Poderá acontecer, até, que o bem conhecido “desenrascanço” português esteja à altura das necessidades e mostre como, quando é preciso, pode gerar a inovação que nos livre de desgraças maiores. Já noutros tempos se impôs aos “velhos do Restêlo” que só previam desgraças.
A Oposição portuguesa nunca deu mostras de sentido de humor, menos ainda de capacidade para entender as subtilezas de certos discursos que pensadores eméritos traduziram em frases marcantes e o povo regista nos seus sábios ditados! Prefere dar mostras da sua veia revisteira quando brinca com coisas sérias ou fala em “coisar o coiso” em vez de ter um discurso político produtivo.
Infelizmente, as oposições fracas não tornam mais fortes os governos.
Valham-nos os portugueses que não baixam os braços nem se deixam levar nas cantigas brejeiras de quem deles apenas espera que lhe entreguem o poder.
No Fundão, na Escola de Hotelaria local, foi inventado o “pastel de nata de cereja” que, segundo parece, pela delícia que aparenta ser, poderá constituir uma excelente oportunidade de negócio. Ainda não tive a oportunidade de provar mas, a julgar pelo aspeto e pelos encómios que vi serem-lhe tecidos, parece uma boa solução para acrescentar valor a um produto típico da terra que, antes, apenas se vendia a granel. Parece ser um exemplo a seguir.
Para além disto, num concurso de oportunidades para novos negócios apareceram muitos concorrentes, alguns dos quais apresentaram ideias muito aproveitáveis!
A comunicação social vai-nos dando conta de iniciativas diversas e de resultados notáveis de portugueses nos mais diversos domínios da actividade, o que, sem dúvida, mitiga este tempo de crise que a “mania das grandezas” nos faz sofrer mas que a criatividade com que a Natureza nos dotou poderá ajudar a vencer.
Afinal, os pasteis de nata, a imaginação e o aproveitamento das oportunidades, por mais pequenas que pareçam, são ou não são importantes na economia?

Sem comentários:

Enviar um comentário