ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E INUNDAÇÕES



(O Rossio, em Lisboa, inundado, atingindo o Teatro Nacional Dª Maria II)

Antes, parecia que estas coisas só aconteciam em outros lugares. Cheias enormes, furacões destruidores e outros desastres a que não estamos habituados.
Porém, agora tudo parece dizer-nos que devemos preparar-nos para a ocorrência mais frequente de fenómenos meteorológicos intensos, uma das alterações profundas que a elevação da temperatura média global provocará, o que as teses de peseudo-cientistas que a gosto da economia predadora que vivemos contrariavam mas já não conseguem desmentir.
Não serão, por isso, as soluções do passado, definidas por condições que as circunstâncias alteraram muito e poderão alterar ainda mais, as que deverão ser agora adoptadas para evitar inconvenientes e perdas cada vez mais graves.
Sobretudo no que diz respeito às águas superficiais urbanas, cujas redes de drenagem costumavam ser dimensionadas admitindo, por uma relação custos/benefícios discutível, que a sua capacidade possa ser excedida, em média, uma vez em cada dez anos, as consequências de uma maior frequência de eventos mais intensos serão desastrosas, como as cheias deste ano o demonstram um pouco por todo o país e, mais ainda o demonstrarão se se repetirem, como o que o facto de estarmos ainda longe do final da época das chuvas o torna bem provável.
As más soluções urbanísticas em muitos aglomerados urbanos, alguns deles situados em plenos leitos de cheia senão mesmo nas próprias linhas de água naturais, como no caso bem conhecido da baixa de Albufeira já este ano vítima de elevados prejuízos, não têm agora soluções fáceis nem baratas.
Não imagino qual será, neste momento, o período de retorno médio de uma cheia como a que submergiu a baixa de Albufeira porque as alterações em curso ainda não permitem definir mecanismos de avaliação e de extrapolação, porque a estatística se tornou instável e não poderá fornecer informações úteis para tomar decisões cada vez mais urgentes.
De pouco ou nada valerão, pois, soluções de remedeio que poderão corresponder a custos insuportáveis pela repetição de ocorrências destrutivas.
Apenas vistas amplas, uma perspectiva séria de futuro e atitudes adequadas e decididas, como foram as de grandes homens cujo nome ficou na História, poderiam ser a resposta a estas alterações que, embora naturais, o Homem acelera com toda a força dos seus dois maiores pecados, a ambição desmedida e a inveja incontrolada!
O futuro próximo o dirá. 


Sem comentários:

Enviar um comentário