ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

VALHA-NOS O TIRIRICA



Não me parece que as coisas andem bem cá pelo burgo. Nem pelo burgo nem fora dele, mais me dando a sensação de que andam todos à espera de qualquer coisa, da qual não dão sinais de saber o que seja, que os livre da trapalhada em que se meteram mas da qual não sabem como sair.
É o que infiro de tanta coisa que fazem ou que dizem, mas que me não parecem mais do que manobras de diversão que nos distraem de tantas razões e tão sérias para estarmos preocupados com caminho que o mundo leva.
É mais do que altura para olhar os verdadeiros problemas de frente, aqueles que nos afectam onde quer que estejamos, sem distinções de cor de pele, de credos ou de nacionalidades, a única globalização que faz sentido para minorar os mais graves problemas que nos afectam já que resolve-los me parece, depois de tanto disparate, tarefa grande demais para a pequena estatura que acabaremos a reconhecer que temos.
Na governação que por aqui se faz, não me parece que o simples desfazer do que foi feito se afaste do clássico atavismo de julgarmos que todos os demais são burros, talvez por ser o modo de nos julgarmos inteligentes.
E, assim veremos se esta técnica clássica de proceder nos conduzirá ou não, uma vez mais, aos apertos a que a estupidez, por regra, conduz.
E neste país doente a quem tantos já fizeram o diagnóstico, a cura parece difícil quando, dentre tantos já feitos, não parece haver dois que coincidam no tratamento a aplicar!
E não espero que as coisas melhorem com este circo ridículo que tem sido a campanha para as eleições presidenciais em que há quem prometa o que nem estaria ao seu alcance fazer se fosse eleito e há professores que bem melhor fariam se voltassem aos bancos da escola primária, de onde bem melhor se vê o mundo que, das nuvens sobranceiras em quem habitam, mal se vê!
Aconteça o que acontecer e como sabiamente disse o Tiririca, se está mal… pior não fica!
Ou ficará?
Para mim há sempre uma réstea de esperança que algum bom senso pode justificar. Veremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário