ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 30 de janeiro de 2016

A CIVILIZAÇÃO DO LIXO!



As preocupações que, pelos seus efeitos cada vez mais evidentes, nos causam as alterações climáticas que, está comprovado, a acção do Homem tem acelerado, fazem-nos perder de vista outras consequências não menos graves da actividade humana no Ambiente.
Para além do solo, da água e do ar, cada vez mais poluídos e, assim, tornando o Ambiente cada vez mais desfavorável para a vida humana, também o Espaço é motivo de preocupação pelo lixo nele acumulado desde que, em 1957, para lá foi enviado o primeiro satélite, o Sputnik I que, na altura, a uns causou admiração, a outros incredibilidade e, a outros ainda, preocupação.
Era o começo de uma nova era de efeitos desconhecidos mas temíveis pela utilização bélica que faria de um só confronto, porventura o último de todos.
Felizmente e pelo que se possa saber, a "guerra das estrelas" não aconteceu ainda, mas nada a afastou definitivamente. 
Após milhares de lançamentos, ao longo de mais de cinquenta anos, o Espaço transformou-se num autêntico caixote do lixo que é muito difícil de despejar.
Aos poucos e enquanto se pensava que não seria muito difícil ir limpando os detritos que por ali vão sendo deixados, foram-se acumulando enormes quantidades de objectos inúteis e perigosos, criando uma situação de elevada periculosidade, mesmo dramática, como já o admitiu a Agência Espacial Europeia (ESA).
É uma questão que preocupa a Conferência sobre Lixo Espacial desde há diversos anos, a qual contabiliza em mais de trinta mil objectos com dimensões superiores a 10cm que se deslocam a mais de 25.000 km/hora, sendo que os de dimensões inferiores são já da ordem dos duzentos mil! Números que, naturalmente, tendem a crescer.
As colisões espaciais são cada vez mais prováveis de acontecer, delas podendo resultar danos diversos, desde a destruição de satélites importantes das redes de observação ou de comunicações, senão, mesmo, más interpretações que podem levar à suspeição de ataques, com consequências inimagináveis.


Sem comentários:

Enviar um comentário