ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 20 de março de 2017

CHEGOU A PRIMAVERA?



Acontece hoje, no Hemisfério Norte, o Equinócio da Primavera, o qual é aquele instante em que o Sol, na sua órbita aparente, aquela que vemos da Terra, cruza o equador Celeste que reconhecemos pela sua projecção sobre a Terra.
Ficam para trás o Inverno e os seus dias cinzentos e aproximam-se aqueles dias mais claros e ensolarados da Primavera que, por sua vez, fazem já pensar no tempo quente do Verão, nas férias...
Ou aproximavam-se… porque agora, as mudanças climáticas não nos permitem aquelas certezas que antes tínhamos e nos permitiam caracterizar, de um modo quase absoluto, as quatro estações do ano.
É que as mudanças climáticas são muito mais do que o aumento da temperatura média global que, desde há algum tempo, está a acontecer, mas que não é, de todo aquilo de que mais nos damos conta.
São mais sentidas as irregularidades ou, se preferirmos, a falta de regularidade das características do tempo que faz, mais constantes outrora e cada vez mais variáveis nos tempos que vão correndo.
Também os fenómenos extremos, frio, vento ou precipitação, acontecem mais vezes, tornando praticamente inúteis as extrapolações que fazíamos com base nas estatísticas construídas a partir das características dos acontecimentos de tempos passados no que respeita à intensidade, à duração e à frequência dos fenómenos climatéricos.
Os seres vivos vão sentindo os efeitos destas alterações e já nem todos têm capacidade de adaptação às novas condições e muito poucos a virão a ter se o ritmo das alterações se mantiver ou aumentar como, sem os cuidados que a situação requer, por certo acontecerá.
As alterações que cada vez melhor sentimos não são, de todo, uma invenção dos chineses para prejudicar a productividade americana, como diz o sapiente Trump que, infelizmente para o mundo, se dispõe a desfazer o pouco que já íamos fazendo na tentativa de desacelerar as alterações que, afirmem-se ou neguem-se, são uma realidade que os excessos da actividade humana dão lugar.
Mas as flores continuam a manter o seu ritmo e lá nos vão dizendo que já é Primavera, mesmo que, por outras razões possam não parecer.
Até um dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário