ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 20 de março de 2017

DIA MUNDIAL DO SORRISO



Há quem questione que haja dias para isto e para aquilo porque todos os dias são dias de tudo. Ou deveriam sê-lo, sobretudo quando se trate de saúde, de solidariedade ou de amor. Deveriam mas não são, pelo menos para a maioria de nós.
Então não me parece mal que, pelo menos uma vez por ano, se fale de qualquer coisa que mereça a nossa particular atenção.
Hoje, por exemplo, é o dia mundial do sorriso que muitos carrancudos até nem julgarão ser tão importante assim!
Mas o sorriso é importante, sim, não apenas nas relações sociais mas, também, na própria saúde.
Tem-se falado muito em como se come demasiado em Portugal, em como a maioria dos portugueses têm peso a mais e como isso é prejudicial para a saúde. Daí, talvez, o ditado que recomenda “sorrir pelo dobro e comer pela metade”.
Mas, afinal, o que poderá, o sorriso, fazer por nós?
Dizem que aumenta a longevidade porque reduz a pressão da vida, a pressão arterial, aumenta, naturalmente, o bom humor e facilita, obviamente, as relações sociais.
Mas não podemos esquecer que também se diz que “muito riso, pouco siso”.
Enfim, parece que sorrir, o sorrir saudável de que hoje é o dia, não é, apenas, um acto mecânico que nos leva a dar gargalhadas sem sentido ou a manter, no rosto, aquele ar irritante de pateta que alguns, sabe-se lá por que, exibem.
Não sei bem se o sorriso será um modo de estar ou a consequência da vida que se vive. Ou talvez seja o modo como a encaramos, como aceitamos o que aconteça ou como aceitamos os defeitos dos outros que talvez nem sejam tão grandes como os nossos.
Não sou psicólogo e, por isso, não sei dar conselhos para além daqueles que a minha experiência de vida me consente.
E, sendo assim, daria apenas um: tente sorrir antes de fazer qualquer coisa que possa ter consequências graves.
Um sorriso pode evitar-lhe sérios problemas.
Evite-os!

Sem comentários:

Enviar um comentário