ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

A IGNORÂNCIA LEVA À DESTRUIÇÃO



Tantas vezes pensei que os jornalistas se deveriam preocupar mais com as coisas boas que acontecem, fazerem delas, mais do que das desgraças, a principal razão de ser das notícias que publicam, das investigações que fazem.
Mas, vistas bem as coisas, talvez não conseguissem material para preencher o papel de um pequeno jornal, quanto mais de tantos que se publicam, porventura quase sem utilidade.
Na realidade, depois de lido o jornal, seja ele qual for, pouco tempo nos ficará na memória grande coisa do que lemos e poucos serão os temas que se nos revelam de interesse.
Mas lemo-lo pelo gosto mórbido que as desgraças despertam.
Falo da chamada comunicação social generalista que pouco difere das conversas de comadres ou das conversas de café que mais não fazem do que dizer mal de qualquer coisa ou de alguém ou apenas servem para preencher os momentos de ócio, esquecer as horas de trabalho duro ao longo do dia.
Mas apesar de ser assim, do interesse menor que cada vez mais revela, a comunicação social, escrita ou falada (na televisão, obviamente) cresceu e continua a crescer sem que veja nela o interesse social que deveria ter porque jamais se ocupa das questões mais importantes que os novos problemas colocam à Humanidade e cada vez mais se iludem quanto às razões que os geram.
Bastará atentarmos no modo breve e revelador de ignorância com que, por vezes, se referem aos novos conhecimentos científicos sobre a realidade em que vivemos aos quais mal dedicam atenção, se é que os compreendem ou lhes interessam.
E para que a cereja ficasse bem destacada no topo do bolo, a maior potência e economia mundial é agora comandada por alguém para quem a Ciência, porventura a China também, é a mãe de todos os males, estando a salvação na continuação dos erros praticados. Sinal de como a política é ignorante também, uma ignorância que se ignora e, por isso, é tão perigosa.
Cada vez mais se cuida da carne que brevemente apodrecerá, em vez de cuidar das coisas do que será eterno.
A cada dia que passa, o Homem mais se reduz ao homenzinho passageiro desta nave já arrombada na qual viajamos pelo Tempo.
E de pouco valerá explicar mais a quem esteja decidido a não compreender ou, sequer, ouvir.

Sem comentários:

Enviar um comentário