ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

ABUNDÂNCIA OU DESPERDÍCIO?



A televisão tem modas. Como as tem a “moda” que se exibe em passerelles com o que ninguém em seu perfeito juízo ousaria vestir na sua vida diária.
Por exemplo, não imagino alguém a passear-se no Rossio, sentada à mesa de uma casa de chá ou, mesmo, na recepção de uma Embaixada, exibindo as mamas apenas cobertas apenas por um tule bem transparente…
Mas, como diria a Teresa, isso agora não interessa para nada! Nem mesmo falar daqueles outros programas mais ousados e de não mais qualidade do que as “janelas de Amesterdão”, dos quais ela foi percursora em Portugal.
Prefiro falar daquela moda tão na moda que são os programas de culinária que, apesar de vindos de todo a parte do mundo, todos mostram a mesma coisa, comida confeccionada do mesmo modo, uma cozinha internacional, cara e perdulária, com a qual creio que ninguém se alimenta todos os dias e menos de 1% da população mundial alguma vez provou ou provará.
Dias há, nos quais até parece não haver canal que não esteja a exibir um programa desses.
Fazem-me lembrar os que, talvez por não terem uma vida que valha a pena, através das revistas cor-de-rosa se embriagam com o que nelas se diz da suposta vida de outros e daqueles que já não há cirurgia estética que remende.
Programas de fantasia que não ensinam nada de bom, seja a quem for.
Mas nestes programas de ilusão, onde se vêem despensas cheias do que muita gente no mundo nunca viu ou raramente vê, o que deve ser a doença mais grave deste mundo, a fome absoluta, uma epidemia que atinge milhares de milhões de seres humanos e, por isso, é a maior causa de morte em todo o Planeta, eu sugiro que, à semelhança do que foi determinado para os maços de tabaco que tão mal fazem à saúde, também num canto desses programas fossem exibidas imagens que nos lembrassem o crime que cometemos com tantos desperdícios que poderiam evitar o horror da fome a tanta gente!
Lá no cimo sugiro uma.


1 comentário: