ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

O PESADÊLO QUE VIVEMOS



Não me parece que o mundo siga por bons caminhos.
Dia a dia, maiores são os problemas criados, maiores as dificuldades que enfrentamos e menos são os meios de que dispomos para os resolver, para evitar que sejam mais e maiores, ainda.
Até, mesmo, aquilo que julgávamos afastado para sempre, a guerra em grande escala, parece querer acontecer, desta vez com meios que dela podem fazer a última.
Infelizmente e como se tornou hábito, passamos do oito para o oitenta, da cómoda sensação do deixar andar, na esperança de que o tempo resolva, para a precipitação de que podemos resolver tudo de uma assentada, julgando que, depois, tudo ficará bem, apesar das vezes que, até bem recentemente, a realidade nos mostrar não ser assim. Pelo contrário.
A Humanidade que tanto invoca o “meio” onde, diz, está a virtude, parece não a conhecer de facto e, muito menos, a sabe praticar.
Não fico admirado que, depois de tantos excessos praticados neste mundo de dor onde, diz a Bíblia, expiamos o “pecado” da desobediência a que a ambição nos levou, a exiguidade que os excessos causaram não poderia deixar de causar um clima de tensão entre os que vêem o seu “muito” reduzir-se e querem recuperá-lo e aqueles que, por nunca o terem, se julgam no direito de o ter, também.
O que agora se passa no mundo faz-me pensar nas barbaridades de que a História me falou dos tempos de outrora, os quais começam a perecer-me dias dourados perante as monstruosidades de que, todos os dias, me dão notícia.
É por tudo isto que temo os horrores das duas guerras que nos poderão trucidar, a que travamos contra a Natureza que não respeitamos e a que nos pode lançar uns contra os outros, numa demonstração de estupidez de que qualquer outro ser vivo não é capaz!
É próprio do tempo que vivemos o diálogo subtilmente violento de Trump que diz que a América deve reforçar a sua capacidade nuclear até o resto do mundo ganhar juízo e de Putin que lhe mostra o maior míssil balístico de todos os tempos, capaz de destruir um país do tamanho da França!
Se Trump mostrou que estava decidido a quebrar os compromissos de contenção nuclear assumidos, Putin mostrou que já os havia quebrado.
É um autêntico Armagedão em marcha.
Mas quem sabe se a inteligência do Homem ainda será capaz de, finalmente, se impor aos disparates que pratica, salvando-nos do castigo que, pelos erros que praticamos, sem dúvida merecemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário