ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA? EU DIGO SIM!



A sessão de ontem do Prós e Contras na RTP que tratou desse assunto candente que é questão da vacinação, que um inesperado surto de sarampo está a provocar, permitiu tirar conclusões claras, apesar das confusões que um ou outro “pseudo-entendido” tenha tentado criar com conversas complicadas, difíceis de entender pelas montanhas de estudos que invocam e as estatísticas que apresentam, deixou bem clara a vantagem da vacinação, utilizando aquelas vacinas bem testadas, sempre que não haja razões particulares que as não recomendem ou, até, as impeçam, o que dependerá da apreciação que o médico faça em cada caso.
E mais uma vez se coloca a questão da liberdade ou das liberdades como tantas vezes ouvi o Cunhal dizer.
Devem, neste casos de saúde pública, os direitos privados sobrepor-se aos da sociedade?
Penso que é um dos muitos casos em que a resposta não causa engulhos por tão evidente que é.
Felizmente que a situação em Portugal não é de modo a causar grandes alarmes porque cerca de 97% da população estará protegida, ou porque teve o sarampo (como eu tive há muitas dezenas de anos) ou porque se vacinou.
Mesmo assim há riscos que a vacina pode evitar como o daquela infeliz adolescente que morreu de sarampo ou das complicações que pode provocar, por não estar vacinada.
É uma enorme responsabilidade a dos pais que têm de tomar esta decisão pelos seus filhos, tanto por eles como pelos efeitos que a sua decisão pode causar na sociedade.
Faz pena que alguns médicos contribuam com atitudes impróprias em relação à saúde pública que lhes compete proteger e cuidar.

Sem comentários:

Enviar um comentário