ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 10 de março de 2015

AFINAL, A TROIKA EXISTE!


Obviamente, mais cedo ou mais tarde a mudança tem de acontecer. Se a austeridade não resolve os problemas que temos, também o voluntarismo os não resolve porque, afinal, a Troika existe. Chame-se como se chamar àqueles “fiscais” que controlam como os devedores satisfazem os compromissos que lhes garantem o dinheiro de que necessitam.
O problema, porém, está em pretender que funcione uma “economia” que já não dispõe dos meios que lhe permitiram a ilusão de que pode crescer eternamente.
De imediato e como factos o comprovam, a “revolução” do Syrisa não serviu para grande coisa porque nada irá acontecer, na Grécia ou na Europa, diferente do que já acontecia antes. Mas poderá servir no futuro quando ficar definitivamente claro que, dêem-se as voltas que se derem, não será nenhum destes caminhos que nos afastarão da crise que teima em tomar conta desta economia em declínio.
Serão necessárias reformas autênticas e bem mais profundas que nos orientem para caminhos diferentes que nos levem a utilizar melhor os recursos naturais que são, afinal, tudo o que temos para sobreviver.
Não serão “revoluções semânticas” que salvarão a Grécia do caos em que se afoga, como não serão o que nos aliviará das dificuldades que sentimos.

Enfim, será quando aprendermos a gerir aquilo que temos e, com isso, garantir a dignidade de todos os seres humanos, que construiremos o socialismo que a mentira da falsa abundância não consegue criar.


Sem comentários:

Enviar um comentário