ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 13 de março de 2015

E QUAIS SERÃO AS NOVAS POLÍTICAS?


Ontem, ouvi Manuela Ferreira Leite dizer que “só ficaria descansada quando visse que o valor do défice deixava de ser uma preocupação deste Governo. Está a ser dito que o país já não está sob pressão, o que quer dizer que há uma certa liberdade para seguir políticas que levem ao crescimento. Acho que há cada vez menos adeptos das políticas que foram seguidas na Europa durante estes tempos. Há cada vez mais consenso que é preciso mudar as políticas”.
Estas afirmações de uma ex-ministra das finanças que, no tempo em que teve tal responsabilidade, iniciou medidas de austeridade que, depois, não foi capaz de prosseguir até onde a situação do país recomendaria, contêm em si, como na maioria das vezes que fala, a crítica irresponsável de quem não tem de governar pois, uma vez mais, confronta o défice e o crescimento sem explicar como se faz crescer uma economia que gasta mais do que produz!
Depois, há que colocar as questões nos seus contextos próprios, como aquele de o país já não estar sob pressão, o que, de todo, não é verdade. A pressão da necessidade de manter a economia equilibrada permanece, mesmo sem as incómodas e humilhantes visitas da Troika nem as pressões escandalosas dos mercados que nos sufocavam, porque persistem os perigos de novas derrapagens que voluntarismos levianos podem causar, os quais, a acontecerem, nos trarão mais cortes e mais impostos para as equilibrar, faria regressar a Troika e a pressão oportunista dos mercados.
Não me parece bastar que haja “cada vez menos adeptos das políticas que foram seguidas na Europa durante estes tempos”, nem que haja “cada vez mais consenso que é preciso mudar as políticas”.
É o mesmo que dizer que há cada vez mais quem suspire por um regresso ao passado que, tal como as circunstâncias o revelam, é cada vez mais uma impossibilidade.
Mas tudo se pode resumir numa questão para a qual ainda não dei conta de haver resposta: quais são as novas políticas que substituirão a austeridade a que o consumismo obrigou?
As velhas políticas de crescimento contínuado é que não são. Com certeza. Como o não é a que o novo governo grego quer praticar...


Sem comentários:

Enviar um comentário