ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 23 de março de 2015

FALEMOS DESTA DEMOCRACIA QUE NÃO ESTÁ BEM

(aguarela de Manuel Lima, 1974)

Achei interessante o discurso de Miguel Cadilhe no Clube dos Pensadores, sobretudo quando diz que a Democracia não está bem e que as eleições que aí vêm “nada vão tratar ou resolver”.
Infelizmente, concordo com ele. E nem podia deixar de ser assim porque a democracia em Portugal, a que eu vi despontar no 25 de Abril, não é a expressão do apuramento natural de um modo de viver em sociedade, porque é, somente, o resultado inopinado de uma revolução, de procedimentos bruscos que reflectem a ânsia de libertação de regras que um regime de opressão sempre desperta, do desejo de desforra de represália e de retaliação a que o sentimento de exploração não pode deixar de incitar, do voluntarismo que crê poder atingir, de imediato, o que apenas por um longo processo de aculturação pode ser alcançado.
Porque não é num clima revolucionário que se criam condições para uma evolução maturadora dos procedimentos e das atitudes de que o verdadeiro desenvolvimento social carece, ao fim de quarenta anos perduram, ainda, os ressentimentos e os traumas geradores de conflitos que mantêm abertas todas as “feridas” e fazem actuais todas as “queixas” que foram a causa do descontentamento que apoiou a "revolução!
É, pois, uma democracia mal resolvida a que não conseguiu, ao fim de tanto tempo, resolver questões sociais básicas, que não encontrou soluções para os problemas essenciais que nos incomodavam e, em vez disso, gerou “castas” que se digladiam na guerra constante da conquista do poder, sem ideais ou propósitos que justifiquem muito mais.
Que “o momento é grave e muito delicado”, tal como Cadilhe eu não tenho dúvidas mas, em vez dele, não me surpreende “o quase zero de autêntico reformismo do Estado nestes quatro anos que passaram”.
Cadilhe encurtou demasiado o tempo para fazer as reformas necessárias para que se implante uma democracia e se crie o espírito de desenvolvimento de um país, talvez por se esquecer das que não foram feitas ao longo dos anos que antes passaram, durante os quais, em vez disso, se cometeram desmandos, aconteceram oportunismos e se criaram vícios, no que, ele próprio, tem as suas responsabilidades como governante que foi.
Não é bom quando se vai com sede demais ao pote como foi o cantar da liberdade que se não construiu ainda e o usufruir dos direitos que apenas com trabalho e respeito pelos deveres que lhe correspondem se poderiam garantir.
Vi crescer esta democracia que foi ficando refém de espertalhões e de oportunistas, a quem esta confusão convém.
Não será, por isso, que a democracia "escolhe pessoas que não prestam", como disse Cadilhe, porque a “democracia” são elas mesmas e, por isso também, não “distingue a tempo e não segrega os políticos de pouca diligência, débil carácter, o puro sacana, o velhaco”, porque são esses que a dominam.
Enfim, partilho com Cadilhe as preocupações que diz ter, mas distinguem-me dele as razões por que as tenho. Por isso, só podemos estar em desacordo quanto ao modo de construir o futuro.


Sem comentários:

Enviar um comentário