ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

UMA REDUÇÃO DA SOBRETAXA DIFERENCIADA SERÁ CONTITUCIONAL?



A eliminação da sobretaxa no irs, tal como de outros encargos que a austeridade impôs aos cidadãos, foi promessa do governo PS.
Todos sabíamos que seria impossível o seu cumprimento, excepto os que, por preconceitos óbvios, acreditaram que o fosse.
Agora acontece, porque foi assim que a “esquerda” que apoia o governo decidiu, que a redução da sobretaxa aplicada ao irs não será igual para todos mas diferenciada, conforme o escalão, o que, quanto a mim e tendo em conta o princípio de igualdade de tratamento é inconstitucional.
Cada cidadão contribui em função dos seus rendimentos e uma sobretaxa igual para todos não altera a regra de cobrança de impostos estabelecida e aprovada.
Porém, se a aplicação for diferenciada, significará tratamento desigual e isso só pode significar uma alteração de impostos que, se não aprovada pela Assembleia da República deve ser apreciada pelo Tribunal Constitucional.
Porventura, a já prevista alteração dos escalões do irs cuidará de absorver a sobretaxa restante, o que significaria que o governo se ficaria por aqui em termos de anulação da sobretaxa!
Mas haverá outras promessas para cumprir e que, muito provavelmente, serão mais difíceis do que esta que, afinal, não chega a ser cumprida.
E, aos poucos, vamos dando conta dos incumprimentos, a menos que o caminho seja o de um novo resgate!
Eu continuo à espera que me de libertem, como prometido, da CES que aos pensionistas foi, discriminatoriamente, aplicada.

Sem comentários:

Enviar um comentário