ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

BREVES CONSIDERAÇÕES A PROPÓSITO DE CONFERÊNCIAS SOBRE O AMBIENTE E AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS (II) (A POLÍTICA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO)



Quando se analisa a parte sem levar em conta o todo a que pertence, são inevitáveis erros graves de apreciação, particularmente quanto à dimensão real do que é analisado.
É o que sucede quando focamos a nossa atenção em algo que nos atrai e desejamos possuir ou que aconteça, sem reflectir sobre as consequências que terá.
É o que mais frequentemente acontece, por incapacidade de abranger a dimensão do todo ou porque desejamos que se esqueça tudo o mais para além do que seja a causa do nosso maior interesse, como se ele fosse o próprio todo que se faz crer não ser função de coisa alguma.
É assim na Política que rejeita e dissimula as mudanças que possam afectar as suas empedernidas crenças, mas não o é na Ciência que sempre afere pelos novos conhecimentos que adquire os que, até aí, já alcançara.
É o desencontro entre o conhecimento que a Ciência vai revelando e as decisões políticas que o deveriam ter em conta. Em vez disso, a política tende a negá-lo e sistematicamente o faz quando não convém aos objectivos económicos que traça, mantendo a atitude de negação mesmo quando a realidade lhe mostra o contrário nas crises que lhe impõe.
Que sentido fará que apenas ao fim de quase setenta anos depois de começarem a ser discutidas, no âmbito político, os problemas ambientais e há já mais de quarenta as alterações climáticas que a actividade económica causa, se conclua não ser mais possível adiar as atitudes que evitem consequências desastrosas?
Por isso, infelizmente, não acredito que, depois da Conferência de Paris, aconteçam as mudanças que seriam necessárias, até porque são bem mais profundas do que a simples redução das emissões de gases de estufa as medidas que o reequilíbrio climático exige, entre as quais as que reponham a captação de dióxido de carbono pelos oceanos e pelas florestas, muito prejudicada pela excessiva redução das áreas de floresta húmida e pela intensa poluição oceânica.
Uma desflorestação intensa pelo consumo de madeira e pela recuperação de espaços para a criação de gado prejudica a sua função natural equilibradora e nos oceanos, para além de numerosos desastres ecológicos que já aconteceram, flutuam cerca de 300 mil toneladas de plásticos!
E para isso seria necessário um modo diferente de viver, mais em conformidade com os equilíbrios naturais que estamos a destruir, o que não se me afigura fácil.
Porque, como afirma um velhíssimo ditado oriental “se o teu projecto é para 100 anos, educa o povo”!

Sem comentários:

Enviar um comentário