ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ADIANTE CEGO…



Depois de tantas certezas na recuperação da economia e de tantas críticas à austeridade que “empobrece” as sociedades, da necessidade de aumentar o consumo para fazer crescer a economia e sei lá quantas teorias mais, Christine Lagarde, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), escreve num artigo de opinião publicado esta quarta-feira no jornal financeiro alemão Handelsblatt, que “Em muitos países, o sector financeiro ainda tem fraquezas e nos mercados emergentes os riscos financeiros estão a aumentar. Isto implica que o crescimento global será decepcionante e desigual em 2016".
Que dizer deste FMI para quem ora era “assim” ora é “assado” e que põe, agora, em causa todas as teorias que já defendeu e lhe fizeram ganhar muito dinheiro nos muitos “resgates” que fez a tantos países que esta economia consumista põe na miséria.
Uma colectânea das afirmações de Lagarde ao longo dos últimos anos seria, pela certa, um “best seller” pelo muito que nos faria rir.
Mas o FMI deve saber bem quais são os sarilhos em que o mundo financeiro está metido e o impasse em que a economia caiu.
É pena que chegue a certas conclusões tanto tempo depois de outros a elas terem chegado.
Até eu que não sou economista, escrevi aqui já muitas vezes sobre a situação a que chegámos, contrariei a ideia de uma recuperação económica que não aconteceria, fiz ver da impossibilidade de continuar a viver exaurindo as reservas que a Natureza nos concedeu e alertei para tantos perigos do modo de vida que levávamos.
Não creio que possa haver recuperação alguma sem acertar a economia pela Natureza que, tudo o comprova, não é uma arca sem fundo que o crescimento económico continuado exige e reage muito mal às agressões que lhe fazem e cujas consequências mais graves começamos a sentir mais duramente.
Não tenho muito mais a acrescentar ao que aquilo que tenho dito e continua disponível para ler neste blogue, senão que me deixa surpreendido que possa ainda haver quem espere crescimento económico o caminho para sair do buraco em que se meteu, como tudo indica que seja o propósito de um governo, ou de um “casamento de conveniência” talvez diga melhor”, que quase não resistiu à primeira dificuldade que se lhe deparou e não passou de uma pedra menor no caminho pedregoso que começou a percorrer.
Perante o que diz Lagarde sobre um crescimento económico decepcionante em 2016, como já o fora em 2015, não consigo imaginar em que realidade se baseia o governo para acreditar no sucesso de uma política que faz de um crescimento económico que jamais conseguiremos atingir, a base da vida melhor que promete, para o que não bastam a apetência do poder de Costa, a cassete de Jerónimo, a verborreia de Margarida ou as “contas” de Centeno.
Mas “adiante cego que lá vai o caminho”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário