ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO



POR QUE É FERIADO HOJE?
Quando eu nasci e durante muitos anos ainda, era no dia 8 de Dezembro que se celebrava o Dia da Mãe.
Decerto por isso, esta data continuou sendo, para mim, aquela que mais saudades me trás da que me trouxe à vida, a quem sempre recorri nos momentos em que sentia que a força me faltava, quando, ansioso, o coração me pedia o amor que só ela era capaz de me dar.
A minha mãe sempre foi o meu porto de abrigo, porque sempre foi

A luz intensa que clareou o meu dia,
A voz amiga que afastou meus medos,
A caixa forte onde guardei segredos,
Entre a ternura e o amor com que os ouvia…

Este será sempre, sempre, o meu Dia da Mãe!
Foi mais tarde que, em Portugal, essa celebração passou para o primeiro Domingo de Maio, como acontece ainda.
O dia 8 de Dezembro é o dia da Imaculada Conceição, em que se invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus.
É uma data de grande significado para a Igreja Católica que, por isso e por iniciativa do Papa Sisto IV, em 1476, a considerou feriado universal.
Em Março de 1646, depois da reconquista da independência nacional, o Rei D João IV, o primeiro da Dinastia de Bragança, em sinal de agradecimento, declarou Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Portugal.
Desde esse dia, mais nenhum rei de Portugal usou coroa na sua cabeça, um privilégio reservado a Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Mas foi na Antiguidade que se iniciou a celebração do dia da Mãe.
Na Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses; em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, com início cerca de  250 anos antes do nascimento de Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário