ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 10 de julho de 2011

EXTINGUIR AS PEQUENAS AUTARQUIAS OU REPENSAR A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO PAÍS?

Acabo de ler a opinião de um “especialista em Direito das Autarquias Locais” que propõe “um modelo de reorganização administrativa com fusão de Câmaras e Assembleias municipais num único órgão e extinção de municípios com menos de 5.000 eleitores”.

Quanto a questões de Direito não me pronuncio, ainda que duvide da eficiência da proposta que faz. Deve haver melhor maneira de “cortar nas gorduras” como se tornou hábito dizer.
Já quanto à extinção, pura e simples, dos Concelhos com menos de 5000 eleitores porque, diz ele, “abaixo disso é um arremedo de Município, porque não tem receitas e com isso meios para formar um corpo qualificado de funcionários”, permito-me discordar completamente porque há muitas razões e muito fortes para “repensar” e não “remendar” a organização autárquica do país tendo em vista o seu desenvolvimento global, o aproveitamento racional de todos os seus recursos e a correção das assimetrias que a má administração do território causou.
Este modo de pensar, ou melhor, de não pensar os problemas atendendo a todos os fatores que o afetam, produz este tipo de propostas sem mérito e perigosas, típicas de um país onde não é hábito considerar todos os aspectos, olhando as coisas de todos os ângulos para melhor as compreender. Decerto por isso nunca passamos da cepa torta!
Oportunamente aqui direi de todas as minhas razões para falar assim, as quais não vou adiantar porque serão publicadas no número de Agosto do Notícias de Manteigas. Apenas lamento que ainda continue este defeito de os “especialistas” não serem capazes de ver para além da sua especialidade…

Sem comentários:

Enviar um comentário