ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

QUESTÕES DE VÍRGULAS E DE PONTOS

A propósito de grandes números, pela primeira vez me senti seguro do que lia. Foi a propósito de uma notícia sobre a monstruosa dívida pública norte-americana que se lê em “biliões”. Mas de que “biliões” se trata?
O próprio autor do texto teve o cuidado de esclarecer o que dizia ao falar de biliões, colocando entre parêntesis “milhão de milhões”.
Pois é, em Portugal e nos restantes países de língua portuguesa, com excepção do Brasil, é a chamada “escala longa” que se adopta. Assim e segundo a norma portuguesa, a seguir aos milhares vêm os milhões a que se seguem os milhares de milhões, os biliões, os milhares de biliões, etc…
Nos Estados Unidos e na Inglaterra é como no Brasil onde aos milhões se seguem os biliões, depois os triliões, etc. Isto significa que um bilião nos Estados Unidos e no Brasil são um milhar de milhões em Portugal.
Como a confusão, a havê-la, conduz a enormíssimas diferenças, era bom que todos conhecêssemos a norma portuguesa e a adoptássemos, para sabermos do que falamos. É para isso que servem as normas que também falam da vírgula que muitos substituem por ponto!
Sobretudo os especialistas em finanças e os jornalistas da “bolsa” que falam “portinglês” preferem dizer “dois ponto oito” - que não significa nada - porque não será de bom tom dizer “dois vírgula oito” que talvez julguem demasiado saloio. O mesmo que talvez pensem quando utilizam diversas outras expressões inglesas que têm perfeitas correspondências em português mas que nunca utilizam. Talvez seja um modo de parecer que sabem qualquer coisa que eu, como qualquer português vulgar, não sei…
Não raramente se vêm pessoas de grande responsabilidade social, figuras públicas com funções de elevada responsabilidade cometerem esses erros que considero grosseiros mas que talvez sejam “finos”!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário