ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A GREENPEACE DENUNCIA ABUSOS DE GRANDES MARCAS

A Greenpeace, no seu constante combate aos actos contra a Natureza, prestou mais um excelente serviço a todos nós ao denunciar que em produtos de vestuário de diversas grandes marcas, fabricados na China, na Malásia, no Vietname e nas Filipinas, foram encontrados vestígios de substâncias químicas tóxicas, susceptíveis de afectar os órgãos reprodutivos de seres vivos.
São vestígios de químicos usados como detergentes em processos industriais, especialmente na produção de têxteis naturais e sintéticos.
Para além dos efeitos directos resultantes do uso das peças de vestuário contaminadas, o lançamento dos detergentes no meio natural, directamente ou através de sistemas de esgotos, dá origem a toxinas muito activas.
A facilidade de utilização destes químicos perigosos para a saúde humana e para o ambiente, é uma das razões pelas quais se deslocalizaram indústrias para países permissivos e onde, ao mesmo tempo, se explora a mão-de-obra barata e sem direitos e o trabalho infantil.
É uma das diversas más consequências de uma globalização que, nestes casos, não beneficia ninguém, sobretudo aqueles que se prestam a aceitar assumir mais directamente os riscos dos desmandos para os quais a ganância impele.
Ao comprar estes produtos somos coniventes com estes abusos contra a Terra e contra a Humanidade que ninguém parece estar disposto a enfrentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário