ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ONU, A GUERRA DOS SEXOS?



Depois das intromissões despropositadas de Ban Ki Moon e do presidente da União Europeia Jean-Claude Junker que, desde o início, defenderam, sem outras razões que não fossem o sexo, a escolha de uma mulher para futuro Secretário Geral da ONU, foi muito estranha e pouco cristalina a candidatura tardia da búlgara Kristalina Giergovieva, comissária da União Europeia que Merkel preferia para comandar da ONU.
Foi como que uma guerra de sexos ridícula que já ultrapassa o justo reconhecimento de igualdades de direitos para as mulheres.
Ir para além disso já se tratará de regalias que não serão, de todo, a atitude de justiça que a igualdade requer.
Por que razão deve haver paridade se não se trata de um confronto mas de uma questão de competência?
Por que razão deveria ser uma mulher a futura Secretária geral da ONU? Apenas por ser mulher, mesmo que um homem, mais competente, se candidatasse também?
Jamais esta seria uma razão aceitável porque apenas teria toda a razão de ser se uma mulher tivesse demonstrado ser a melhor no processo, pela primeira vez adoptado, de escolha pela competência, o que, em meu entendimento, a ONU muito precisa para bem realizar as missões que lhe competem.
Há declarações cujo tom deixa antever a possibilidade de uma “mini-revolta” na sessão da AG que confirmará a escolha de António Guterres, ao que declarações feitas por representantes dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, contrapõem a certeza de não terem efeitos práticos.
Mas tal como se não deve tomar a árvore pela floresta, melhor será deixar que fale sozinho quem faz deste confronto uma guerra, porque há quem, por ser inteligente, merece ser ouvido.
Foi, por isso, que de um artigo do Diário de Notícias recolhi e reproduzo este pequeno texto:
Em declarações ao The New York Times, …. A costa-riquense Christiana Figueres - secretária executiva da Convenção da ONU para as Alterações Climáticas - deixou ontem uma mensagem no Twitter, em que constava ser o resultado final "agridoce". Do lado "amargo: não é uma mulher. Doce: de longe, o melhor homem na corrida. Parabéns, António Guterres!". Uma outra mulher candidata, Susana Malcorra - MNE da Argentina - afirmou-se "mais do que convicta que [Guterres] será um excelente “NextSG" (próximo Secretário Geral).”
Foi para escolher o melhor que as audições foram feitas. Ou não?
Creio estar na hora de as mulheres competentes ajudarem a fazer um mundo melhor, onde os direitos sejam realmente iguais e as oportunidades também, em função da competência de cada um, em vez de travarem estas guerras de feminismo radical.


Sem comentários:

Enviar um comentário