ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A EUROPA AOS BOCADOS



Não me parece que haja um bom futuro para a Europa mesmo a curto prazo, ainda que a União Europeia pudesse ser, de algum modo, uma solução para muitos dos problemas que, no passado, a tornaram numa região de constantes conflitos que ditaram as diferenças profundas que continuam a existir.
Depois de tantos anos, a Europa não foi capaz de se constituir num polo aglutinador das diferenças, tantas que existem desde há séculos e o tempo não esbateu. Parece, até, que o tempo as reforça, talvez consequência de uma “globalização” que, afinal, não passa de um estratagema de que os países mais pequenos saem prejudicados.
Os problemas da Bélgica, em que as divergências entre flamengos e valões permanecem ou se agudizem, na Espanha, onde bascos e catalães manifestam uma vontade forte de serem independentes do aglomerado criado pelos Reis católicos e no Reino Unido do qual a Escócia se deseja separar, são alguns dos problemas da “manta de retalhos” de que a Europa poderia ser o elo de ligação, mas não é, porque os maiores países europeus têm outras intensões que não passam pela coordenação das personalidades distintas que poderiam formar uma Europa forte.
A confusão que a Itália continua a ser em consequência das suas origens, cujas diferenças a língua “inventada” para substituir as que as várias cidades e regiões falavam, não consegue desfazer.
Pelo contrário, a União Europeia foi sendo cada vez mais um “acréscimo territorial” ou a “área de influência” com que a Alemanha pretende enfrentar as demais potências económicas, da qual o Reino Unido está em processo de afastamento, exemplo que outros países poderão seguir também, pois não vejo nesta Europa uma vontade séria para ser uma União.
Para além das “regras” que cada país terá de integrar na sua legislação, quase à medida das suas vontades, não vejo leis ou políticas europeias que façam da Europa um todo.
E uma vez mais, na derrocada que poderá seguir-se, serão os pequenos países as vítimas deste “projecto” que começou por ser uma ideia grandiosa e redentora de homens cuja alma não cabe nesta Europa que se tornou mesquinha e não é capaz de tomar decisões comuns.
O referendo na Itália e algumas eleições que se aproximam em diversos países, bem podem criar as condições que acabem com a ideia onde, na realidade, a verdadeira solidariedade, que jamais podem ser as migalhas com que os mais fortes seguram os mais fracos ou, até mesmo, a verdadeira união, nunca fizeram parte deste projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário