ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

OS CRIMES AMBIENTAIS QUE VÃO ENEGRECER O FUTURO



Quando se não consegue resistir à prática de erros que acabam por nos causar problemas, por vezes até sérios problemas, é costume dizer que se perdoa o mal que faz pelo bem que sabe!
A Humanidade entrou no tempo de usar tal desculpa todos os dias porque as condições ambientais se vão tornando de tal modo desconfortáveis e perigosas que nem o “bem que sabe” já sabe bem!
A poluição ambiental tornou-se um flagelo sem tamanho, a causar problemas demasiadamente sérios para serem encarados com a leveza da estupidez a que a ambição sempre nos leva.
Quem poderá pensar que essa minoria de gente que conduziu o mundo pelos caminhos que trilhou até à situação em que se encontra, os especialistas em nos impingir o que não necessitamos e, até, o que nos faz mal porque é esse o seu negócio e disso necessitam para que a “sua economia” funcione, se consciencialize dos damos que causa e lhes ponha fim?
Dizem as notícias que “Pequim está hoje coberto por um manto espesso e cinzento, com o nível de poluição dezoito vezes mais alto ao máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde, resultando no encerramento de escolas e voos cancelados.”
Não é a primeira vez que tal sucede. Tornou-se, até, frequente. Mas esta situação que levou as autoridades chinesas a emitir uma alerta vermelho numa região do Norte da China habitado por quase meio milhar de milhões de habitantes, é de enorme gravidade pelos danos que causam à saúde, excedendo todos os limites razoáveis.
A China sofre, frequentemente, das piores vagas de poluição no mundo, devido à alta dependência do país da queima de carvão para produção de energia e produção fabril.
É assim na segunda maior economia do mundo!
Quanto à primeira, depois de uma excessivamente longa resistência ao bom senso que diz ser o Ambiente o factor mais importante para o futuro da Humanidade, não apenas continua a degradá-lo como mais ninguém o faz, como se prepara para agravar os procedimentos poluidores, escarnecendo da Ciência que avisa, cada vez mais insistentemente, que as consequências desta irresponsabilidade vão ter consequências muito sérias, porventura irreversíveis.
O “iluminado” Trump que quer que a América seja grande de novo, propõe-se ignorar o saber e dar atenção ao egoísmo e à predação, podendo tornar-se no maestro de uma enorme orquestra desafinada que tocará a música de fundo de um filme de horror!


Sem comentários:

Enviar um comentário