ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

EDUCAÇÃO - PROGRAMA PISA



É notícia agradável saber que, pela primeira vez, os jovens portugueses alcançaram classificações nitidamente acima da média da OCDE, que inclui 72 países e regiões, no que respeita a Leitura e a Ciências, mantendo-se na média no que respeita a Matemática, o que significa que, no que respeita a literacia, Portugal descolou, nitidamente, da cauda da Europa.
A este respeito ouvi o Ministro da Educação e uma das “meninas” do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua que, na tv se referiram a esta notícia que nos deveria envaidecer pelo que a educação representa no valor de um país.
Obviamente, o resultado é fruto de anos de trabalho e, talvez por isso e porque é o confronto e não a cooperação que condiciona a evolução deste país, o que foi feito por outros não é para valorizar.
O sr ministro passou pelas boas notícias como gato por brasas, para se deter no facto de em Portugal o número de retenções (leia-se reprovações) continuarem a estar acima da média, o que, para ele, significa a necessidade de aliviar dos critérios de avaliação, para que saiamos desta situação.
Como disparate parece-me excessivo para um ministro da Educação.
Terá de olhar-se para esta situação para que seja corrigida. Obviamente! Mas não me parece que deva sê-lo baixando o nível de exigência de conhecimentos dos que evoluem na carreira académica. Assim ser-nos-á fácil virmos a ser o país com menos "retenções", mesmo baixando nos níveis de conhecimentos em que, agora, nos situamos bem.
Não sei o que esperar, para o futuro, de um ministro assim. Mas é o que temos…
Quanto à Mariana, foi patético ouvi-la desmerecer os resultados que nos colocaram bem na comparação com dezenas de outros países, com especial destaque para os europeus, porque, diz ela, critérios de selecção capciosos terão sido a causa da melhoria anunciada que, assim, não corresponderia à realidade.
Falava, por certo, para os seus “camaradas” que nem saberão o que será este PISA e muito menos como funciona.
Uma deputada ou, como costuma dizer-se, uma representante do povo, contribuir deste modo ridículo para baixar a nossa já baixa auto-estima, é francamente deplorável.
O meu pouco saber nesta matéria levou-me a procurar informação que mais adiante resumo e mostra como os critérios são iguais para todos os países, pois apenas deste modo os resultados podem ser comparáveis.
Para quem esteja interessado em saber do que, realmente, se trata, aqui fica um resumo da informação que recolhi:
O Programa PISA (Programme for International Student Assessment) desenvolvido pela OCDE desde o ano 2000, é concebido para avaliar se os alunos de 15 anos conseguem utilizar os seus conhecimentos ou competências de leitura, Metemática e Ciências na resolução de situações comuns diárias.
Em cada ciclo do PISA, são selecionados alunos de 15 anos, através de um processo de amostragem em duas fases.
No PISA também são recolhidas informações socioeconómicas dos pais, alunos e escolas, a fim de contextualizar os resultados.
O PISA faz, pois, um retrato de cada país e compara-o com os restantes, assim obtendo uma medida da eficácia da educação em cada país, em função dos padrões estabelecidos pela OCDE.
O PISA ocorre de 3 em 3 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário