ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 16 de setembro de 2017

DIA INTERNACIONAL PARA A PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZONO (II) EFEITOS DOS RAIOS ULTRA VIOLETAS



Os efeitos dos raios ultravioletas são mal conhecidos por muita gente que, na altura do Verão, não tem os cuidados devidos para os evitar. Por isso e porque a exposição de Portugal aos raios UV é cada vez mais intensa e porque durante o Verão os valores da radiação se situam entre 7 (alto) e 8 (muito alto), reproduzo aqui um texto informativo:
Os raios ultravioletas provocam alterações estruturais no DNA das células, oxidam os lipídios, produzem perigosos radicais livres, causam inflamação, rompem a comunicação celular, modificam a expressão dos genes em contrapartida ao estresse e enfraquecem a resposta imune da pele. Além disso, os raios UV são causadores de queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.
A exposição solar pode causar cinco danos aos indivíduos de pele normal:
1. Efeitos agudos (queimadura solar, fototoxicidade induzida por medicamentos);
2. Riscos em longo prazo da exposição descontrolada e repetida, resultando no desenvolvimento de modificações actínicas ou dermatohelioses (rugas, envelhecimento precoce da pele, adelgaçamento irregular da epiderme, telangiectasias e máculas hiperpigmentadas);
3. Desenvolvimento de lesões pré-malignas (ceratoses solares) e malignas (carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanomas);
4. Conseqüência do dano fotoquímico cumulativo aos olhos desprotegidos resultando no escurecimento das lentes (envelhecimento da lente) e formação de catarata nuclear.
5. Alteração da resposta, função e distribuição dos componentes do sistema imunológico causando uma incompetência imune seletiva.
Os raios ultravioletas são divididos em UVC, UVA e UVB. Os raios UVC são extremamente lesivos a pele humana, podendo causar efeitos mutantes e cancerígenos, mas a grande parte desses raios é retida na camada de ozônio, apenas uma pequena quantidade é capaz de atingir os homens. 
Os raios UVB são responsáveis por queimar, manchar e descamar a pele. A radiação UVA dificilmente causa eritema na pele, mas possui uma penetração muito maior que os raios UVB, induzem a pigmentação da pele promovendo o bronzeamento por meio do escurecimento da melanina pela fotoxidação da leucomelanina, localizada nas células das camadas externas da epiderme dois. É mais abundante que a radiação UVB na superfície terrestre (UVA 95%%, UVB 5%). Histologicamente causa danos ao sistema vascular.
Os fotoprotectores ou protetor solar foram criados para formar uma barreira ou um filme na pele impedindo ou minimizando a penetração dos raios ultravioletas. Para executar essa função da maneira correta é necessário que apresente proteção contra os raios UVB e UVA. A maioria dos protetores não informa a proteção contra os raios UVA sendo esses os principais causadores do câncer de pele.
Portanto, cuidado na hora de comprar o seu fotoprotector! Observe cada informação presente no rótulo ou na bula e caso falte alguma delas parta para outro. 
Mariana Gonçalves 
Fisioterapeuta especialista em dermato-funcional”

Sem comentários:

Enviar um comentário