ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

O NAIPE DE ESPADAS



O Conselho de Segurança da ONU reuniu de emergência após Kim Jong-un ter anunciado o sucesso com a experiência de uma bomba de hidrogénio que, segundo os especialistas, pode ser colocada num foguetão de longo alcance.
A Coreia do Norte dispõe, afinal, de capacidade para atacar com armas nucleares a longa distância, o que significa que existe uma potência nuclear fora do controlo a que as demais potências nucleares se propuseram para evitar a proliferação de tais armas.
Afinal, as ameaças do ditador coreano eram a sério, mas a sério não foram tomadas pelos que acreditavam estar a Coreia do Norte ainda longe de possuir tais meios.
Tocou a rebate e conclui-se que “chegou a hora de acabar com as meias medidas” porque há que concluir que as medidas das Nacões Unidas ao longo das últimas décadas não conseguiram mudar a atitude norte-coreana.
Lembro-me de ter escrito, não há muitos dias, que não seria com “paninhos quentes” diplomáticos que algum resultado se alcançaria, mas com medidas determinadas e globais que isolassem completamente aquele país ameaçador.
Além disso, creio ter o mundo acordado esta questão tarde demais para evitar soluções que não envolvam sérios problemas, incluindo a reacção desesperada ou loucamente premeditada ao longo de muito tempo.
Decerto por isso a ONU considera o ensaio realizado e a comunicação do ditador como uma “perigosa provocação” à qual deve corresponder uma “resposta completa” da comunidade internacional que evite a concretização das ameaças que lhe são inerentes e criam uma "forte instabilidade regional e internacional”.
Não creio, porém, que seja fácil mobilizar toda a comunidade internacional para garantir o isolamento necessário e, mais do que isso, receio que tal isolamento em vez da solução seja a causa de uma atitude do tipo “gato encurralado” que deita as unhas de fora e ataca desesperado.
Finalmente, não sei quantas mais surpresas Kim Jong-un nos reservará ainda, pois não creio que tenha já mostrado todas as cartas do seu baralho que creio ter apenas um naipe, o de espadas!
Pelo andamento que as coisas estão a ter, brevemente o saberemos.


Sem comentários:

Enviar um comentário