ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 3 de setembro de 2017

QUANDO UM MENINO PEGA NUMA ARMA CARREGADA, ALGUÉM SE ALEIJA COM CERTEZA!



A grande notícia do dia, anunciada com pompa, circunstância e hora marcada, é a de que a Coreia do Norte já possui a bomba H!
Eu não sei se me hei-de preocupar mais com as alterações climáticas, se com a destruição da camada de ozono, se com a crise económica que vivemos, se com a pluição que destroi o Ambiente ou se com este menino desordeiro a quem não param de oferecer brinquedos letais. Mas que este pode ser o caminho mais curto para o fim da Humanidade, pode mesmo ser.
Este é um caso diferente de quantos aqueles com que o mundo já teve de lidar.
Um pequeno país que terá o maior exército do mundo, agora possui todos os meios para por o mundo a ferro e fogo, apesar de ter uma população que é das que com mais privações tem de viver.
Naturalmente não foi capaz de fazer tudo isto sem a ajuda do seu parceiro gigante que é a China cujo papel actual na cena internacional me continua a fazer muita confusão, apesar das preocupações que diz sentir perante as ameaças norte-coreanas que poderia anular sem grandes dificuldades.
Parece que o mundo deixou crescer o monstro sem se dar conta de tal e agora não sabe como lidar com ele. E não sabe porque ninguém sabe como lidar com um psicopata impossível de recuperar, sendo a única solução anulá-lo, o que, no caso de Kim Jong-un me não parece fácil.
Não me parece que haja solução pacífica para a situação criada, assim como não creio que outra qualquer não cause danos graves com os quais a Humanidade talvez não saiba lidar.
Não vejo como será possível dominar um ídolo sem lhe ferir a dignidade que julga ter e o levará, decerto, a cometer loucuras que poderão por em causa a segurança do mundo inteiro.
Faz-me lembrar a história do aprendiz de feiticeiro que não conseguia parar aquele processo de multiplicação que um “abracadabra” mal feito começou.
Os próximos tempos nos dirão o que daqui sairá, mas não creio que seja um rato desta vez!


Sem comentários:

Enviar um comentário