ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 12 de maio de 2015

A ILUSÃO QUE É VARRER O LIXO PARA DEBAIXO DO TAPETE!


Agrada-me ver aqueles programas de “magia” em que acontecem coisas para as quais não é fácil encontrar explicação. Fico deslumbrado, apesar de saber que tudo aquilo não passa de truques, de manipulações que criam a ilusão de ser real o que, apesar de o parecer, em nada altera a realidade natural cujas leis, por maiores que sejam os esforços que façamos, não conseguimos evitar que nos rejam, com todas as limitações que tal impõe.
Não adianta querer ir além do que é possível e, do mesmo modo, não vale a pena tentar aquilo que não somos capazes de fazer e até há “truques” dos quais nem os próprios ilusionistas são capazes!
Mesmo assim, sempre haverá gente que fica convencida de que o cinzeiro desapareceu mesmo em frente dos seus olhos, que a moeda saiu do seu nariz ou nasceu detrás da sua orelha.
É assim a vida onde os “ilusionistas” conseguem existir porque muita gente acredita na realidade das suas “ilusões”.
E quando alguém sem jeito quer imitá-los, acontecem coisas como àquele infeliz aprendiz de feiticeiro que não foi capaz de dominar o feitiço da multiplicação das vassouras que, por ele, fariam o trabalho que lhe competia mas que a sua preguiça lhe pedia para não fazer.
Creio chegada a altura de acordar para a realidade, deixar os truques de lado, quietinhos na arca do ilusionista, aceitar as coisas como são e proceder em conformidade.
De que adianta fingir que podemos levar uma vida que não podemos sustentar?
Não bastará já estarmos a pagar muito caro as ilusões de sermos ricos mas que, em boa justiça, temos de pagar, em vez de querermos que sejam os nossos filhos quem as pague?
Mas é o que queremos fazer-lhes ao legar-lhes o ónus de pagarem as dívidas que, insensatamente, acumulámos.
Como pode um partido de esquerda radical, como o BE diz ser, não ter outras soluções para além das capitalistas para resolver os problemas que não passam de ser o termos de pagar o que, em nome de outro esquerdismo, esbanjámos e, para além disso, sofrer as consequências?
Depois do programa liberal do socialista Costa, aparece agora o programa capitalista do comunista BE. Enfim, teias que a política tece!
O que são as intenções do BE senão deixar para vindouros pagarem, com elevados juros, o que levianamente gastámos ou gastarmos, quando se reconhece que a reestruturação da dívida pública e a rejeição das metas do Tratado Orçamental serão os princípios de base do seu manifesto eleitoral que “de forma clara” “não cumpre as metas orçamentais” impostas por Bruxelas?
Isto não é mais do que varrer o lixo para debaixo do tapete. Lixo que outros haverão de limpar.
Veja-se o Syrisa…


Sem comentários:

Enviar um comentário