ACORDO ORTOGRÁFICO

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sexta-feira, 29 de maio de 2015

A LIÇÃO DO ERRO


Recordo-me de nos meus primeiros tempos de jovem engenheiro do LNEC ter ouvido, de um especialista francês, que as técnicas de construção de pontes tinham evoluído pouco em França porque ali “não caem muitas pontes”!
Ainda pouco habituado à ironia em coisas sérias, chocou-me aquele modo de dizer que, afinal, mais não era do que uma forma contundente de afirmar que é com os erros que mais se aprende. A verdade é que, passadas já tantas dezenas de anos, ainda é aquela afirmação brusca que em mim ressoa quando se trata de avaliar os erros cometidos para deles retirar os conhecimentos que me podem dar.
Mas é, entre nós, um hábito enraizado o de tomar todos os erros como um drama insuperável que deve levar à mudança radical das coisas, assim perdendo as vantagens que, em vez disso, a experiência daria.
Em política é sistematicamente assim, porque é assim que a alternância redistribui as benesses do poder, para o que qualquer pretexto serve. Tal como a queda de uma velha ponte pode ser o que apressa as vantagens de ser ex-ministro, também os trambolhões do BPN ou do BES, são a oportunidade para as clientelas que os partidos têm de satisfazer, assim desprezando as lições que os erros sempre nos dão, sobretudo pela experiência que trazem e pode minorar os efeitos de outros erros que, inevitavelmente, no futuro irão acontecer.
É isto que me ocorre quando oiço as críticas tão assanhadas à recondução de Carlos Costa como governador do Banco de Portugal por alegadas falhas de supervisão que já fizeram esquecer as do actual vice-governador do BCE que parece ter neste cargo o prémio que as suas, no BdP, lhe mereceram.


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