ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 24 de maio de 2015

QUEM COME FIADO…


Depois dos generosos encómios que dedicou às entradas de leão do Syrisa, aquele partido que conquistou os gregos com a promessa de os livrar da Troika, dos méritos que reconheceu à política do “vai ou racha” que Tsipras adoptou para resolver problemas que só negociações sérias e reformas profundas poderiam resolver, o líder do PS temperou o seu discurso depois de começar a ver os maus efeitos que tal procedimento causava.
Mesmo assim, copiou-lhe o princípio de atirar para o ar e, depois, ficar a ver onde vai cair. Correndo o risco de lhe cair em cima.
É por isso que Varoufakys teme o “dilema catastrófico" de, num futuro já bem próximo, ter de escolher entre pagar os empréstimos aos seu credores ou pagar salários e pensões aos trabalhadores e pensionistas a quem prometeu o fim da austeridade. 
Já antes Hollande, cuja vitória eleitoral encheu de esperanças a maioria dos franceses e de euforia o PS de Seguro, pensou que fazendo peito ganharia força. Mas perdeu e é hoje um dos presidentes menos populares em França.
Têm falhado aqueles de quem os socialistas fizeram seus mestres na caminhada de regresso ao passado de felicidade virtual a que os “conquistadores” aspiram e a insensatez constrói mas só garante de um modo fugaz.
Depois, ficam os dilemas mais complicados de decidir e a catástrofe bem mais próxima de acontecer.
Governar não pode ser fazer disparates para fingir que se cumprem promessas que ajudam a ganhar eleições mas que as circunstâncias mostram serem impossíveis de cumprir, como não deve ser esperar que um milagre resolva os problemas que criarmos ou que outros paguem as dívidas que fizermos.
As provas estão aí. Mas é habitual pensamos que as coisas más só aos outros acontecem. E seja o que Deus quiser.
Por isso me parece adequado aquele velho ditado “quem como fiado… caga novelos”, tenha o “fiado” o significado que tiver e os “novelos” também!


Sem comentários:

Enviar um comentário