ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE



Desde 5 de Junho de 1972, quando teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio Ambiente, que, nesta data, se celebra o DIA MUNDIAL DO AMBIENTE.
E se alguma vez fez sentido celebrá-la, esta é a vez, porque pela estupidez desmedida de alguém, a quem um grande país conferiu o poder de ser seu presidente, a transição para as energias limpas que nos poderia proteger das bruscas alterações climáticas que já estão a começar a fazer a nossa vida muito difícil, pode estar comprometida pela recuperação intensiva que se propõe fazer da utilização das energias fósseis, em particular daquela a que teve o despudor de chamar “o carvão limpo”.
Felizmente, as reacções a tão inusitada decisão não tardaram e a inteligência deste mundo depressa se mostrou indignada e disposta a levar por diante as alterações que, cremos, nos poderão ainda salvar dos enormes riscos que corremos pelas alterações físicas e biológicas que um tão rápido aumento da temperatura média vai causar.
Não precisamos de saber mais do que o que já sabemos nem de mais sinais do que aqueles que se nos revelam neste tempo em que vivemos, para não duvidarmos de que sem uma alteração decidida do nosso comportamento em relação ao Ambiente o futuro da Humanidade está comprometido.
A atitude de Trump revela total falta de consciência quanto ao futuro da Humanidade a que pertencem os seus próprios filhos, pelas consequências a que os expõe com a decisão inconsciente que tomou.
É por isso que hoje recordo aqui um velho ditado índio:
“PEDIMOS A TERRA EMPRESTADA AOS NOSSOS FILHOS, A QUEM DEVEMOS DEVOLVE-LA, EM BOAS CONDIÇÕES PARA NELA VIVEREM”
Será que vamos deixar que nossos filhos e netos vivam os horrores a que as bruscas alterações climáticas os deixarão expostos?
Que este dia se torne de meditação sobre este dito antigo que nos legaram Homens que respeitavam a Natureza, a si próprios e aos seus filhos!
De que servirá, pois, a celebração do dia da criança, como no passado dia 1 de Junho se fez, se as colocamos num mundo sem futuro que as possa fazer felizes?


Sem comentários:

Enviar um comentário