ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 11 de junho de 2017

O "OPTIMISMO IRRITANTE"




Pelo que oiço, nada poderia correr melhor.
A redução do défice, o aumento do PIB, a baixa do desemprego, a confiança dos cidadãos na economia e sei lá que mais o que vai de vento em popa e gera aquele “optimismo irritante” que Marcelo diz ser o de Costa!
Dizem-no as estatísticas, os números que o governo apresenta, a “bolha imobiliária”, o turismo, a construção de hoteis e outras coisas, mas há outras que, mesmo sem o desdizer abertamente, o não confirmam.
Não vejo reduzir o desemprego de longa duração, os empregos para jovens são, sobretudo, estágios não remunerados ou muito mal remunerados pelo que a imigração continua a ser a solução mais procurada.  
Aliás, depois das contracções a que a situação de pré falência a que Portugal obrigou, não são de estranhar alguns dos “crescimentos” tão falados e louvados, pois teria de ser esse o caminho normal depois do controlo a que estivemos obrigados.
Nos hospitais, nas escolas, nos mais diversos organismos como a Justiça, as finanças, as polícias e em outros domínios clama-se a falta de meios.
A situação dos fundos de pensões fazem temer cada vez mais pelo futuro dos pensionistas.
Também as condições de trabalho são contestadas e, a menos a tal confiança que as estatísticas alimentam, o que mais se pode ver é a contracção da despesa, mesmo em gastos essenciais.
Mas é um pouco assim por todo o lado onde se pintam com cores vistosas, quadros que não são, de todo, belos de apreciar.
Mais ainda, tanta coisa boa não chega para nos tirar em vez do lixo?
Talvez não faça grande diferença que lá continuemos pois, sem mudar de rumo, já lá estaremos quando os outros lá chegarem porque esta conjuntura global que parece favorável, em breve mostrará as suas falhas.
Seria bem melhor que o bom senso desse conta da realidade que a Ciência nos mostra, em vez de darmos ouvidos aos disparates de Trump que ainda nem se deu conta que tem filhos….
Mas, se enquanto há vida há esperança, espero que Costa tenha razão no seu optimismo irritante.
Seja como for, não tardará que melhor se saiba se a verdade é a que nos mostram ou se é a Ciência nos diz que será se não formos inteligentes no modo de tratar a Terra.
Por enquanto não para de aumentar a desertificação de todo o interior do país…


Sem comentários:

Enviar um comentário