ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

KIM JONG DOIS



Obviamente que não esperava de Trump outra coisa senão o que,solenemente, declarou ontem  que iria fazer e na campanha eleitoral já tinha prometido que faria. Trump deseja, tal como já se esperava, abandonar o acordo de Paris sobre as “alterações climáticas”, com todo o despreso que um ignorante pode ter pela Ciência..
Se as razões que na campanha adiantou foram ridículas, baseadas na teoria da conspiração contra os Estados Unidos liderada pela China, ontem deixaram-me sem palavras as razões detalhadas e quantificadas que, podendo ser verdades algumas delas, porque até são as que provocaram a situação grave que vivemos mas que ninguém parece muito disposta a combater de verdade, cinicamente, encobriu as suas consequências para a vida humana e, também, como assim se sentirão mais rapidamente.
Tudo dito do modo como Trump o fez, parece o regresso ao Eldorado, aos dias de euforia que acabaram na grande e já esquecida crise, mais ainda com aqueles valores desproporcionados, de emprego e de benefícios financeiros que apresentou e deixam tanta gente desejosa de se envenenar!
Ao longo do tempo que está na Casa Branca, Trump e a sua equipa tem-me feito lembrar os tempos de Estaline na Rússia que mandava apagar, de textos e de fotografias, para desaparecerem da História, os que caiam em desgraça. Julga, como Estaline jugou, que a História se altera assim, agora com a novidade de, deliberadamente, sonegar as conclusões científicas e prejudicar a investigação, em particular a que a NASA tem vindo a desenvolver, cortando fortemente o investimento da investigação. Pudera, um "pato barvo" não sabe tudo?
É uma verdadeira campanha de desinformação a que Trump promove para ser apoiado pelos ignorantes que, como ele, pensam que os problemas se resolvem ignorando-os, à guisa daquele dito "olhos que não vêem não pecam. Então olha para o lado!
Tem-se apontado o ditador da Coreia do Norte como o grande agitador da paz mundial, como aquele que pode, com as armas nucleares que desenvolve e diz possuir, arrasar os seus inimigos, mas eu julgo bem mais perigosas as situações em que Trump, sem utilizar um só míssil, pode lançar a Humanidade, pois corresponderão a num longo período de agonia do qual talvez não sobreviva.
O dia de ontem deverá ficar marcado a letras bem negras porque, a menos que tais idiotices sejam travadas a tempo pelos homens inteligentes da América, também o nome Trump suplantará o de qualquer inimigo público número um que tenha havido.
Curioso é que, apesar de tudo, prometeu uma América ambientalmente limpa, o país mais amigo do Ambiente que possa no mundo existir.
Não sou dos que vêm no Acordo de Paris a melhor solução, nem sequer garantida, pois creio ser necessário fazer muito mais do que nele consta para evitar a tragédia anunciada. Para que, então, renegociá-lo para se fazer menos?
E lembrei-me de uma história de cow-boys que só naquela América se poderia passar. Uns bandidos entram na casa de uma senhora que lhes pede para sairem dali porque têm as botas sujas de lama, ao que responderam que não iriam sujar nada porque a lama estava bem limpa.


Sem comentários:

Enviar um comentário