ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 27 de junho de 2017

NESTE PAÍS PODE CONFIAR-SE EM QUE E EM QUEM?



Agora parece não haver dúvidas de que a enormidade da tragédia que a História registará como a de Pedrógão Grande, não seria tão grande se, ao contrário do que disseram o Presidente da República, o Primeiro Ministro e outros responsáveis, tivesse sido feito todo o era preciso fazer e tudo o possível para combater o terrível incêndio que, afinal, também não terá sido um raio de uma trovoada seca o que o provocou.
Não houve os cuidados que, para evitar ou minimizar incêndios, deveria ter havido quer quanto ao ordenamento da mata, cada vez mais dominada por eucaliptos e pinheiros quer quanto à limpeza da qual, num país com centenas de milhar de desempregados, parece não haver quem cuide, nem foram disponibilizados os meios necessários para evitar, sequer, que o não fechar de uma estrada entalada entre fiadas densas de eucaliptos fosse causa de dezenas de mortes, entre aqueles que, por ela, tentaram fugir do que poderia matá-los! Será, para sempre, a “estrada da morte” esta estrada 236.
E eu pergunto-me o que, afinal, andaram por ali a fazer pessoas que deveriam garantir a segurança e a tranquilidade que não houve, mesmo dizendo que a havia. Deveriam garantir que seria feito tudo para que a tragédia não tivesse esta dimensão e tanta gente não tivesse sofrido o que sofreu e sofre.
Como poderemos, deste modo, ter confiança naqueles a quem compete zelar pelo que é nosso, pela nossa segurança, pela nossa vida até?
A culpa foi do SIRESP cujas falhas alguém responsável garantiu terem sido poucas e com duração não superior a um minuto? Foram em boa medida se atendermos a que durante MUITAS horas esteve indisponível.
Mas não foram, apenas estas as culpas que, aliás, não acontecem pela primeira vez.
Afinal, neste país pode confiar-se em que e em quem?


Sem comentários:

Enviar um comentário