ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 25 de agosto de 2012

É PRECISA UMA VERDADE QUE NÃO SEJA A QUE INTERESSES OBSCUROS OU PRECONCEITOS POSSAM DIVULGAR COMO SENDO.


Três coisas me confundem na questão Julien Assange, o australiano defensor da transparência e fundador da wikileaks onde os “escândalos” da administração americana são dados a conhecer ao mundo.
Em primeiro lugar, o facto de apenas uma administração, a dos EU, ser objecto das suas preocupações porque, decerto, haverá escândalos não menores e coisas não menos preocupantes nos “documentos secretos” de outras administrações. Infelizmente, as diplomacias estão cheias de hipocrisias e de cinismos com os quais se encobrem as verdadeiras intenções. Que documentos tenebrosos haverá por aí e como nos sentiríamos preocupados se os conhecêssemos oriundos de certas “diplomacias” que tratam das questões do Médio Oriente, por exemplo.
Haverá no mundo alguém que, sem outros motivos para além de uma filantrópica “contribuição para a transparência” e sem outros proveitos que não os da satisfação de um “dever”, faça o que fez Assenge? Sinceramente creio que não. Pode até ter convencido disso alguns dos que o ajudaram, mas teve necessidade de meios que de algum lado tiveram de vir, nem que seja apenas para corromper os que lhe facultaram os documentos que publicou. Veio esse dinheiro da sua fortuna pessoal ou terá como fonte países ou organizações com cuja credibilidade não bule e, muito menos, divulga os seus podres?
Não sou contra a transparência. De todo não sou! Mas sou contra a falsa transparência, aquela que, sem outras razões para além da origem, determina a seu bel-prazer o que o seja ou não.
Depois, pode uma pessoa sobre quem pendem graves acusações de abusos sexuais, crimes contra a dignidade humana que são da maior gravidade, ser um paladino autêntico da transparência? Sinceramente, duvido!
Finalmente, não é estranho que um país como o Equador se coloque em bicos de pés como defensor de alguém que é acusado na Suécia de crimes sexuais pelos quais é justo que responda, invocando razões de humanidade que evitariam a sua posterior extradição para os Estados Unidos? Por que será tão temida esta possibilidade? Porque terá cometido um crime de corrupção activa para obter as informações que divulgou?
Não duvido de que o mundo tem necessidade de um qualquer Assenge que consiga por a nu as porcarias que por aí se fazem. Sem dúvida!
Mas porcaria não se limpa com porcaria…

Sem comentários:

Enviar um comentário