ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 27 de março de 2016

A CONFUSÃO OU O FIM?



Uns dizem que os jihadistas do ISIS, perante as perdas sofridas no território do seu “califado”, já mais de 40%, pretendem deslocar o campo de operações para a Europa, enquanto outros afirmam não passarem as operações na Europa de simples manobras de diversão e de amedrontamento que aliviem a pressão que sofrem no que consideram ser o seu espaço que pretendem alargar pela Península Ibérica.
Por sua vez, a Europa não encontra uma via comum para combater o flagelo a que o ISIS a condenou, na invasão de refugiados e nos atentados que fazem, procedendo cada um dos seus membros como bem entenda.
É mais uma oportunidade que demonstra as fragilidades de uma união já antes pouco unida e da qual cada um se serve do modo que melhor defenda os seus interesses particulares, sem dar-se conta de um interesse comum bem maior que apenas em conjunto podem defender.
Depois do descalabro do Euro cujo fim se não sabe, ainda, qual venha a ser, outras razões levam alguns membros de uma União Europeia que nunca chegou a sê-lo, a questionar o interesse de a ela pertencer.
E não há num grupo, seja ele qual for, nada que mais o enfraqueça do que as desavenças internas, a falta de cooperação e de um ideal comum.
Onde está o ideal comum da Europa? Onde está a União deste espaço populoso que foi a luz do mundo?
Não me parece ver, seja onde for desta Europa descontrolada, qualquer interesse forte para fazer dela o que deveria ser, um espaço de bem-estar, de conforto e de paz.
O Reino Unido poderá ser o primeiro membro a deixar este grupo de desencontrados, assim encorajando outros onde, todos o sabemos, os inconvenientes de estar na Europa começam a incomodar cada vez mais gente que veria com bons olhos uma saída também.
E será esta a vitória maior do ISIS que, apenas lançando a confusão num espaço já confuso, destruirá a única força que, no mundo, o poderia enfrentar!

Sem comentários:

Enviar um comentário