ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 28 de março de 2016

ESCOLHEMOS NÓS OU O DIABO?



Ouvi Francisco Louçã louvar a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa de promulgar o Orçamento de Estado (OE) do Governo de António Costa, apesar dos riscos que comporta, os quais reconhece existirem, interpretando-a como um acto que desilude os que, em vez disso, esperariam uma crise que nos levasse a eleições a curto prazo.
Não me pareceria sensato que, dadas as circunstâncias, o não promulgasse e, talvez por isso, a recente afirmação do próprio Presidente de que o faria não tenha surpreendido ninguém.
Mais do que isso, Louçã considera esta decisão como um passo que define uma linha política da qual ao Presidente será difícil afastar-se no futuro, como se a ele ficasse amarrado para o resto do mandato porque, como afirma, “o passo seguinte depende do anterior”.
Mesmo discordando de que tal passo seja como aquele que define o caminho de que a burrice nunca se afasta ou a impossibilidade de, perante um erro que se detecta, voltar atrás, o que mais me sensibilizou nas declarações de Louçã foi a desvalorização de serem os riscos do OE “apenas” decorrentes de circunstâncias externas, como uma crise na China ou em outro lado qualquer.
O facto preocupante é a crise na China ser já uma realidade no decréscimo profundo do seu crescimento económico e em outras perturbações que se receiam a curto prazo, para além do que se passa nas economias de países do grupo das famosas e tão louvadas “economias emergentes”, tradicionais clientes de produtos portugueses como o são o Brasil e Angola, serem uma realidade  cujos efeitos são já evidentes.
E eu pergunto-me como um OE como o nosso, insignificante perante uma economia global em sérias dificuldades, pode basear-se em previsões optimistas que conduzem à previsão de um resultado que as que se fazem para o resto do mundo não corroboram.
Então, de que valerá esta ilusão de um futuro que poucas hipóteses tem de ser feliz? Vamos mantê-la até que, por si mesmo, se desfaça ou esperar o milagre de que tudo corra bem?
Não sou dos que baseiam as suas previsões soluções milagrosas, pois prefiro o pessimismo que permita prever e evitar os males que possam acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário